7 Dicas de Como Decorar Caixa MDF Com Tecido

Aprender como decorar caixa MDF com tecido é, para muitas pessoas, um modo de melhorar os produtos finais obtidos durante o processo de decoração das  referidas caixas.

E sim, essa melhora na qualidade pode significar um aumento nas vendas ou na sua autoridade, enquanto pessoa criativa.

E o mais interessante é que a utilização de tecidos, em combinação com o MDF, não é tão complicada quanto se imagina e, melhor ainda, abre margem para uma série de combinações que irão garantir a originalidade do seu material.

Sendo assim, se a sua intenção é saber um pouco mais sobre como decorar caixa MDF com tecido, sugiro que não deixe de conferir as dicas que eu separei aqui para você.

Como irá notar, relacionei alguns “macetes” capazes de aumentar o apelo das suas criações de uma forma incrível… vamos dar uma olhada?

Tenha todos os materiais à mão

A primeira dica que eu posso dar para quem está apenas começando a aprender como decorar caixa MDF com tecido é: monte uma lista de materiais e tenha-os sempre à mão. Nesse caso, uma lista básica contaria com os seguintes itens:

  • Caixa de MDF;
  • Tecidos;
  • Lixas;
  • Espátulas;
  • Cola;
  • Tintas;
  • Rolos e pincéis;
  • Tesoura;
  • Itens para medições;
  • Elementos decorativos (fitas, rendas, etc.).

Obviamente, a quantidade e o tipo dos materiais vai alterar em função do seu projeto, mas, com essa lista básica, você já conseguirá se virar muito bem.

Idealize o seu projeto antes de começar

Uma coisa que costuma prejudicar os projetos de muitos iniciantes é não criar um plano inicial. Em outras palavras, não há como fazer caixa de MDF com tecido sem ter uma imagem muito clara de como você deseja que fique o seu produto final.

Portanto, antes de começar, tente encontrar uma forma de visualizar a sua caixa, já pronta. Se for necessário, faça um esboço rápido ou, pelo menos, um esquema padrão que lhe ajude a dividir o processo em etapas.

Desse modo, você garantirá a eficiência máxima da sua produção.

Prepare a caixa MDF com cuidado

Como você já deve ter imaginado, antes de começar a mexer com os tecidos, a sua caixa de MDF deverá estar devidamente preparada.

E sim, é nesse ponto que as lixas, tintas, rolos e pincéis irão fazer toda a diferença.

Nesse caso, é bom saber que cada tecido exige um cuidado especial. Logo, assim que definir os tecidos que irá utilizar no seu projeto, verifique também quais serão os cuidados que você deverá tomar, para garantir a aderência à caixa.

Atenção às medidas

Outro problema que costuma incomodar bastante aqueles que estão aprendendo como fazer caixa MDF com tecido é a questão das medidas.

Porém, se você seguiu a dica do planejamento prévio, creio que não terá problemas com esse aspecto.

“Digo” isso, pois a fase de planejamento dá a você uma calma maior para tomar nota das medidas e preparar os tecidos com base nesses dados.

De todo modo, o ideal é fazer cortes precisos, com vistas a garantir um resultado final perfeito.

Combine bem as cores, as estampas e as texturas

Harmonizar todos os elementos em projetos desse tipo é um dos pontos mais importantes. Como as possibilidades, em termos de tipos de tecido, cores, estampas e texturas são muitas, a sua tarefa será realizar uma boa combinação.

Logicamente, essa é mais uma dica que deve ser levada em conta durante o processo de planejamento.

Aliás, não deixe de considerar o propósito da sua caixa, já que determinadas finalidades exigem tecidos mais luxuosos ou composições mais minimalistas, por exemplo.

Faça bom uso de materiais adicionais

Normalmente, é nos detalhes que uma caixa de MDF decorada com tecido chama a atenção. Por conta disso, fazer bom uso de materiais adicionais, como rendas, laços, fitas, lantejoulas, EVA e afins pode ser uma forma de elevar o apelo do seu produto final.

Caso o seu projeto exija materiais diferenciados, garanta que eles estarão à mão. Todavia, nesse caso, não há problema algum em “fugir do plano” se, durante o processo de produção, uma nova ideia surgir.

Use e abuse da sua criatividade

Para encerrar a minha rodada de dicas, temos uma questão óbvia, ou seja, o uso da criatividade. A partir do momento em que você estabelece uma boa base para iniciar os trabalhos, a sua criatividade pode “correr solta”.

Assim sendo, deixe o seu lado mais racional e sistemático cuidar da parte técnica e, quando for necessário fugir disso, não tenha medo de ousar.

Use materiais diferenciados, teste combinações de cores, combinações de elementos… Nesse  sentido, o “céu é o limite”.

Agora você sabe como decorar caixa MDF com tecido!

Com as dicas apresentadas aqui tenho certeza de que você já terá o que é preciso para aprender como decorar caixa MDF com tecido.

Siga as sugestões com atenção e não tenha medo de fugir do normal. Desse modo, após algumas experiências, os seus produtos passarão a de destacar ainda mais.

Até a próxima…

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments