A pintura de tecidos é uma das formas de artesanato que mais encantam os observadores atentos.
E sim, aprender como pintar tecidos pode ser um hobby muito interessante, além de uma nova forma de faturar uma renda extra.
Obviamente, como costuma acontecer com qualquer técnica, tudo tem um começo, não é mesmo?
Quem está apenas aprendendo como pintar tecido deve passar por um processo de aprendizado que, dependendo da organização, pode não ser tão simples…
Pensando nisso, eu resolvi separar cinco belas dicas para iniciantes na arte da pintura de tecidos.
Assim, você poderá organizar os seus estudos e preparar-se de uma forma mais eficiente para realmente dominar tudo que há para se saber sobre como pintar tecido.
Então, não deixe de conferir, ok? Vamos lá!
Atenção aos materiais…
Organizar as ações em processos inteligentes é algo que você vai querer fazer enquanto aprende como pintar tecido. Afinal, à medida que as informações vão se sobrepondo, fica difícil “arrumar” as ideias, materiais, técnicas, etc.
Nesse caso, comecemos pela sua “caixa de ferramentas”. Ter os materiais que você irá utilizar é imprescindível para um aprendizado eficiente.
Não é nada legal começar a aprender e ter que parar, por falta de algum item, não acha? Anote aí:
-
Pincéis (de diversos tamanhos);
-
Recipientes com água (copos servem);
-
Panos (para a limpeza);
-
Bandeja para tintas;
-
Tintas (próprias para a pintura em tecidos);
-
Tecidos (para usar como a “tela da sua arte”);
-
Suporte para o tecido (placas de Eucatex ou MDF já servem).
Dê atenção aos riscos no pano…
Enquanto você estiver aprendendo como pintar tecido, irá se deparar constantemente com o termo “pano riscado”.
Esse termo diz respeito aos desenhos que são feitos nos panos a fim de dar ao pintor a ideia geral do desenho.
Esses riscos geralmente são feitos com um lápis do tipo 6B, que possui um grafite mais escuro e dá maior firmeza para a linha.
Não é caro e realmente vale o investimento.
Com o tecido bem esticado e o lápis 6B em mãos, basta fazer o desenho que deseja, como se estivesse desenhando em uma folha de papel.
Ao finalizar esse desenho, ou seja, ao “riscar o pano”, você já terá o que precisa para começar a pintar.
Comece pelo básico…
Entender que toda técnica precisa de um “tempo de maturação” é começar o seu aprendizado com o raciocínio correto.
Isso quer dizer que não adianta querer fazer uma pintura digna do grande Vincent Van Gogh logo na primeira tentativa. Você deve começar com calma.
Para tanto, procure por desenhos mais simples. Tente usar riscos mais poligonais, construções mais minimalistas, etc.
Entenda que tudo é uma questão de aprimorar a técnica. Você começa pelo simples, para depois ir até os níveis mais complexos.
E mais, não tenha medo de “jogar alguns panos fora”. Pois é! Enquanto você estiver aprendendo, faça testes e muitas experiências.
Tente atentar para os movimentos manuais, técnicas de pintura, cores e outros detalhes importantes. Vá com calma!
Inspire-se…
Felizmente, graças à internet, hoje em dia temos acesso a uma série de imagens e vídeos ensinando como pintar tecido com diversas técnicas e materiais diferentes.
Isto é, não precisamos procurar muito para encontrar as devidas inspirações.
Desse modo, o ideal é “navegar” um pouco pela web a fim de encontrar lições que lhe ensinem os fundamentos básicos da pintura em tecidos.
Aliás, você também pode usar as pesquisas para montar uma “biblioteca de estilos”.
Com essa biblioteca, você terá um conjunto de referências e poderá, juntamente com a sua evolução técnica, criar um estilo próprio para as suas criações e valorizá-las ainda mais.
Não há Como Pintar Tecidos sem praticar…
Por fim, recorro a uma dica que eu sempre dou, quando o assunto é aprender alguma técnica: pratique constantemente. Toda técnica exige que a pessoa pratique bastante até dominá-la.
Se você está tendo dificuldades em pintar ou não sabe onde e como começar, isso é normal. Saiba que várias pessoas também tem esses tipo de problema.
Para isso, existe um curso que ensina passo a passo a Pintar. São Vídeos Aulas Passo a Passo e Atualizações Mensais.
Curso Pintura em Tecido disponibiliza diversos materiais para você aprender. Caso queira saber mais só clicar logo abaixo:
Tente separar um momento do seu dia para sempre criar alguma coisa.
Além de o ajuste no cronograma favorecer o seu aprendizado, você poderá fazer das suas criações um momento de relaxamento, já que a pintura é um hobby muito favorável à redução do estresse.
Portanto, aproveite o seu tempo da melhor forma e pratique sempre. Assim, sem demoras, você já estará realizando pinturas de alta qualidade e, quem sabe, estará criando um novo negócio para você.
Agora você tem o conhecimento necessário para aprender como pintar tecido
Para encerrar, ressalto que a minha intenção com este post foi lhe ajudar a organizar as suas ideias a fim de garantir que você consiga aprender como pintar tecido de uma forma eficiente.
Enfim, siga as dicas com carinho e, certamente, os resultados começarão a surgir.
Até mais…
Eu sou Luana Martins, uma apaixonada pelo universo da decoração e do design de interiores. Como fundadora e responsável pelo site “Dica para Casa”, me consolidei como referência no segmento, oferecendo um espaço online repleto de inspiração e orientações para transformar casas em lares acolhedores e funcionais.