Como Vender Artesanato no Instagram: 9 Dicas Incríveis

Hoje já são milhões de pessoas que já usam o Instagram para seus negócios. E para quem é artesã, descobrir como vender artesanato no Instagram é uma ótima oportunidade.

Além disso, várias empresas tem utilizado o Instagram para atrair mais clientes.

As redes sociais não são apenas um ambiente onde você publica coisas pessoais ou situações cotidianas. É bem maior que isso.

Pode ser usado como uma grande aliada para seus resultados como artesã. Para isso, é importantíssimo saber como usar da forma certa e colocar em prática estratégias para vender mais os seus artesanatos.

Parece um pouco complicado, mas você vai ver que no decorrer desse artigo que não é.

Em alguns passos simples você consegue deixar o seu Instagram com uma cara mais atrativa e aumentando ainda mais as vendas dos seus artesanatos.

Então veja agora 9 Dicas Importantes de Como Vender Artesanato no Instagram.

Como Vender Artesanato no Instagram

1 – Priorize os Seus Objetivos

Você sabe qual é o seu objetivo? São vendas, visitais em um blog ou seguidores?

É importante você responder a está questão, porque no momento da criação de post ou stores, vai ser o ponto chave para você fazer um pedido de ação para a pessoa que estiver vendo.

Por exemplo: se eu crio um post onde falo sobre um trabalho de crochê, vou pedir na descrição que a pessoa acesse o link na descrição do meu perfil.

Isso aumenta a probabilidade das pessoas tomar a ação que você deseja.

2 – Complete o seu perfil

Outra situação que vale apena colocar em prática é preencher todo o seu perfil no Instagram.

Existe um espaço para colocar uma breve descrição no seu perfil. Tem um total de 150 caracteres. Isso já é o suficiente para criar uma bela chamada para ação.

Essa chamada para ação pode ser: “… acesse o link e saiba mais.”

Ou até mesmo preencher a descrição com detalhes do que você faz, dizer a profissão, qual ramo do atual perfil e etc.

Ter uma boa criatividade na hora e fazer uma descrição bem bacana é uma ótima ideia. Caso você esteja perdida, pode se inspirar em outros perfis (só não vale copiar).

3 – Seja Consistente

Fazer publicações com consistência é a chave para aumentar até mesmo o número de seguidores. Isso é um ponto que precisa ser levado em consideração para o crescimento potencial de seu Instagram.

Não basta só saber como vender artesanato no Instagram, você tem que criar publicações que gerem mais engajamento e interação com você.

Para isso, a melhor forma é criar conteúdos ou até mesmo seus trabalhos. Publicar todo dia, a cada dois dias ou dois dias da semana.

O que não pode é acontecer é ficarem dias e dias sem publicar nada.

4 – Use as Hashtags

É bem provável que você já saiba que para impulsionar ainda mais as curtidas, compartilhamento e até mesmo seguidores, é colocar hashtags em suas publicações.

Isso ajuda e muito no engajamento de seu perfil, porém tem um detalhe que você precisa tomar cuidado.

Existem algumas hashtags que você não pode colocar em suas publicações, porque o Instagram te penalizar.

Não sabia disso? Mas é verdade!

Há algumas hashtags que foram “banidas”, como por exemplo: #sextou

Isso porque essa rede social identifica que determinadas hashtags é identifica como spam ou conteúdos inapropriados.

E para você evitar qualquer dor de cabeça, caso esteja na dúvida, faça uma pesquisa rápida no próprio Instagram. Se algo aparece dizendo sobre essa hashtags especifica, então evite usa-la.

5- Planejar as Publicações

Além da recomendação de ser consistente em fazer suas publicações, você pode planejar os seus conteúdos bem antecipados.

Isso ajuda a evitar aqueles momentos em que se pergunta: “o que vou publicar agora?”.

Existe uma ferramenta do Facebook que se chama estúdio de criação. Através dele você pode programar os seus posts no Instagram e até mesmo na Fanpage.

Com isso, você agenda diversos posts para divulgar. E caso mesmo assim não tenha ideia para criar, pode se inspirar para saber o que os seus concorrentes estão fazendo.

Ou até mesmo usar as dúvidas de sua audiência para criar os seus post e stores. Isso é muito eficaz!

6 – Chame atenção

Chamar atenção é um dos pilares que muitas pessoas focam quando o assunto é redes sociais.

Para saber como vender artesanatos no Instagram é preciso primeiro chamar atenção para seus trabalhos. Encontrar pessoas que estejam interessadas neles.

O que você pode fazer é criar publicações que tenham fotos de seus trabalhos e em ângulos diferentes. Isso faz que o usuário tenha uma perceptiva melhor de seus produtos.

Até mesmo criar vídeos curtos nos stores mostrando um determinado trabalho pode ajudar a vender suas peças artesanais.

7 – Define quais pessoas que você quer atingir

Descobrir o seu público-alvo pode fazer com que tenha um direcionamento mais preciso em suas atividades em sua conta no Instagram.

Apesar de que o Instagram já acaba obtendo esses dados conforme a interação das pessoas com seus conteúdos.

Mas vale apena você dar um olhada para saber melhor.

8 – Sorteios

Outra forma é criar sorteios, isso pode alavancar muito os seus seguidores.
Chegando a milhares deles.

E é simples de fazer, por exemplo, você pode sortear 3 dos seus artesanatos entre os seguidores da página e quem compartilharem o post da promoção com a hashtag.

Com esse pequeno post pode atrair diversos seguidores. Então vale apena colocar na lista entre as melhores formas de como vender artesanato no Instagram.

9 – Impulsionar seu post

Caso você queira um pouco mais de velocidade em ter seguidores em seu perfil e até mesmo curtidos em seus post, o que pode ser feito é impulsionar as suas publicações.

Algumas delas existe um botão como “Promover”.

Dessa forma você paga para a rede social divulgar para mais pessoas aquela publicação.

Isso pode ser um alternativa excelente caso você queira dar um “empurrão mais forte” em sua conta no Instagram.

Conclusão

Se perceber bem, essas dicas são simples. Apesar de que algumas podem dar um pouco de trabalho, como criar post com consistência, mas isso vai te trazer grandes resultados futuros.

Colocar em prática para trabalhar a aparência de seu perfil, como a descrição é importante. Ajuda bastante na experiência de seus seguidores.

Então como você já deve ter visto, não basta só divulgar seus artesanatos, existe uma série de métodos para entender como vender artesanatos no Instagram de forma assertiva.

Eu espero muito ter te ajudado com esse conteúdo. Até mais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments