10 Dicas Muito Importantes Sobre as Suculentas

Preparei para você dicas importantes sobre o plantio e principalmente o cuidado com as suculentas. Essas informações vão ser mais direcionadas para iniciantes.

Existem muitas maneiras diferentes de cuidar da suculenta, mas vou compartilhar as que mais me ajudaram especialmente no começo.

Espero que depois de ler esse conteúdo você fique inspirado a tentar você mesmo a plantar suas próprias suculentas.

1 – Escolher um recipiente

Basicamente qualquer vaso ou qualquer outro recipiente com um buraco no fundo precisa ter para que dessa forma a água possa escorrer e não acumular.

Se por acaso a água acumular isso poderia ser fatal e fazer com que a sua planta apodreça.

2 – Usar uma mistura de terra específica para cactos e suculentas

Isso é importante porque esses tipos de plantas preferem um solo mais leve com boa drenagem. Esse tipo de terra você encontra em floriculturas.

Se você não tem acesso a uma estrutura específica, considere adicionar uma terra normal um agente orgânico como a perlitas, pois ela vai aumentar a drenagem da água.

3 – Escolher uma suculenta saudável

É claro que você quer começar sua pequena plantação como a planta que esteja realmente saudável.

Então escolha uma que tenha uma ótima aparência e cor que esteja completamente livre de insetos e que também não tem uma folhagem morta ou murcha.

4 – Plantar

O que você pode fazer é colocar um pouco de terra em cactos ou suculentas na parte inferior do recipiente. Após isso, adicione um pouco em volta pelos lados.

Faça o possível para remover delicadamente a planta do recipiente da floricultura e tentar colocar em cima da terra.

Agora que a planta está instalada é só adicionar mais terra ao redor da raiz e apertar. Certifique-se de que a raiz esteja bem encaixada.

Uma boa ideia é deixar um pouco de espaço no topo da parte superior do vaso, porque desta forma vai evitar de cair terra por todos os lados.

5 – Regar do modo correto

Você vai regar até começar a sair um pouco de água no fundo do vaso, mas o que não pode acontecer é deixar excesso no pratinho.

Isso é por duas razões: a primeira é porque as suculentas não gostam de terra encharcada e segundo é por causa da dengue.

Então se você tem alguma água no pratinho certifique-se de jogar fora. A melhor forma para regar é permitir que a terra seque entre uma rega e outra.

Dependendo do clima e época do ano isso pode ser uma vez por semana ou em poucas semanas se as folhas começarem a enrugar.

Leia também:  Como fazer mudas de suculentas?

Mas se por acaso as folhas começarem a aparecer translúcidas, isso pode significar que o solo está com excesso de umidade.

6 – Quantidade de Luz

Você precisa fornecer as suculentas pelo menos quatro a seis horas de luz matinal no horário de verão. Além disso, deve proteger do calor abrasador porque muitas vezes pode queimar facilmente.

Mas por outro lado no inverno você pode precisar fornecer luz extra, porque os dias são mais curtos e a luz não é tão intensa.

7 – Como adubar as suculentas

Assim como todas as outras plantas as suculentas precisam de comida.

A quantidade de vezes que você vai precisar adubar a sua planta depende da variedade de suculentas que você tem, porém no geral você deve adubar apenas uma vez por mês.

Pode usar adubo específico para as suculentas ou então colocar adubo orgânico que você mesmo pode preparar em casa com casca de banana e borra de café.

8 – Ficar de olho com os insetos

Se você perceber algum bicho ou inseto começando a nascer você deve se livrar dele imediatamente.

Uma ideia é tirar uma foto ou uma mostra e levar na floricultura mais perto da sua casa para que eles possam ajudar a identificar com o que você está lidando.

Os insetos mais comuns são as cochonilhas. Elas são pequenos insetos que parecem umas bolinhas de algodão.

Se por acaso ver uma em alguma planta, você pode pegar um cotonete e mergulhar em álcool ou então em água com sabão e retira o invasor suavemente.

9 – Como manter suas plantas

Insetos e doenças gostam de se alojar sobre a folhagem morta e em

Decomposição. Então a grande dica é manter sua planta sempre limpas sem essas folhas deterioradas.

Suas plantinhas vão ficar felizes e saudáveis. Uma observação é que existem várias suculentas que produzem um pó realmente fino em sua folhagem.

Embora não seja prejudicial à sua saúde, evite tocar nessas folhagens porque elas ficam muito mais lindas sem as suas impressões digitais.

10 – Ficar de olho na temperatura ambiente

A maioria das suculentas não aguenta temperaturas muito baixas.

Então se você vive em um clima frio, vai ter que coloca-las dentro de casa ou proteger antes da primeira geada.

Agora é só colocar em prática

O segredo para cuidar de suas suculentas é não desanimar caso não tenha tido sucesso com as suas primeiras tentativas.

É muito fácil e tranquilo cuidar de uma suculenta. Cada vez se aprende mais com essas lindas plantinhas.

Mas se quiser se especializar ainda mais para cuidar de suas suculentas, recomendo o treinamento para te ensinar tudo sobre elas.

É uma ótima alternativa para quem quer transformar o carinho de suas plantinhas em uma fonte de renda.

>>> clicar aqui <<< para saber mais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments