Sabonete Artesanal Para Iniciantes: Passo a Passo Completo

Quando verificamos a grande quantidade de buscas por “guias de produção de sabonete artesanal para iniciantes”, podemos ter uma ideia clara do quanto esse tipo de artesanato se tornou popular nos últimos anos.

E não é sem motivos…

Fazer sabonete caseiro não é uma tarefa complicada e, com um pouco de criatividade, é possível fazer com que os produtos criados fiquem com um enorme apelo.

Desse modo, é possível criar um negócio e lucrar bastante.

E como as buscas mais frequentes estão atrás de um guia de produção de sabonete artesanal para iniciantes, eu resolvi fazer isso com este post.

Conforme irá notar, separei abaixo um passo a passo completo para você aprender como fazer essas belas peças e dar início a um negócio muito promissor. Vamos conferir?

Sabonete Artesanal para Iniciantes: por onde começar?

Quem busca por um guia de produção de sabonete artesanal para iniciantes costuma fazer essa busca exatamente por ter dificuldade em organizar as ideias a fim de alcançar o objetivo de criar belas peças.

E sim, o primeiro passo do processo produtivo é realmente organizar as coisas.

Para começar, é bom ter uma ideia de que a produção de saboaria artesanal exige certa infraestrutura e alguns materiais. Segue a lista:

  • Base glicerinada;
  • Óleos aromáticos;
  • Extratos;
  • Essências;
  • Corantes cosméticos;
  • Lauril;
  • Formas de silicone;
  • Panelas esmaltadas;
  • Espátulas de silicone.

Detalhe: nem sempre você vai utilizar todos os elementos citados acima. Por exemplo, o Lauril será usado apenas se você quiser fazer o sabonete gerar muita espuma.

Isto é, o objetivo da lista é organizar tudo que você pode precisar e chamar a sua atenção para o fato de que produzir sabonetes artesanais nada mais é do que uma combinação de elementos.

Enfim, com os materiais à mão, você terá o que precisa para começar…

Uma das principais barreiras enfrentadas por quem deseja investir na produção de sabonetes artesanais é o receio de que todo o esforço investido resulte em frustração, especialmente ao considerar a possibilidade de errar na escolha dos ingredientes ou na temperatura da mistura, levando ao desperdício de materiais. Essa situação pode ser bastante desanimadora!

É exatamente por essa razão que muitas pessoas acabam desistindo. Para contornar esses desafios comuns e garantir sucesso na confecção de sabonetes artesanais, é altamente recomendável seguir um guia passo a passo, especialmente elaborado por uma especialista na área de saboaria, como é o caso da Gislene Alves, com mais de 5 anos dedicados a essa prática.

Já são mais de 15 mil alunas que aprenderam com a expertise dela e estão transformando esse conhecimento em uma fonte adicional de renda. É por isso que eu sugiro fortemente o curso de saboaria artesanal, uma oportunidade para alavancar o seu conhecimento com a saboaria. Se desejar saber mais só clicar aqui.

Sabonete Artesanal para Iniciantes: produzindo…

Quando você já estiver com todos os ingredientes à mão, poderá dar início ao processo produtivo.

Nesse caso, é bom ressaltar que o meu guia de produção de sabonete artesanal para iniciantes dá atenção a uma das muitas fórmulas existentes.

Isso quer dizer que você poderá usar a sua criatividade e testar novas fórmulas. Contudo, em um primeiro momento, a minha sugestão é que você faça o básico.

Siga a fórmula segura e não terá problemas para criar seus primeiros sabonetes artesanais. Acompanhe com atenção…

A Fórmula Básica…

Como combinado, apresentarei abaixo a fórmula mais básica para a criação de sabonetes artesanais. Faça cada etapa com cuidado, ok?

  • Corte a glicerina em cubos e coloque-a para derreter, dentro da panela esmaltada;
  • Quando a glicerina já estiver em um estado líquido, adicione outros elementos que também precisam ser derretidos (esse é um dos pontos nos quais você poderá fazer experiências);
  • Após o derretimento completo dos materiais, deixe tudo esfriar (por uns cinco minutos);
  • Quando tudo estiver frio, adicione os extratos e as essências que quiser;
  • Misture tudo até ter um produto bem uniforme;
  • Após a mistura, o sabonete já estará pronto, só que em uma forma líquida;
  • Coloque o sabonete artesanal na forma de silicone e cubra-a com um pano;
  • Deixe o produto secar em um local seco e arejado. Não coloque-o na geladeira, pois isso resseca o sabonete;
  • Quando o produto estiver consistente, retire-o da forma e prepare uma bela embalagem.
Leia também:  Como Fazer Sabonete Artesanal: Um Guia Passo a Passo

Perceba que essa fórmula é bem simples, mas, mesmo assim, já abre margem para muitos testes.

Por exemplo, você pode adicionar manteiga de karité durante a fase de derretimento, para deixar o sabonete mais “cremoso” ou “brincar” com combinações diferentes de extratos e essências.

Essa fórmula básica é excelente exatamente por sua versatilidade. Ela não tem mistérios e ainda pode gerar sabonetes artesanais de ótima qualidade.

A apresentação…

Para fechar este guia de produção de sabonete artesanal para iniciantes, eu gostaria de chamar a atenção para um ponto importante, ou seja, a apresentação.

Sim! Uma boa apresentação do seu produto é imprescindível, especialmente se você planeja vender as peças criadas. Nesse caso, o primeiro ponto a ser destacado é realmente a questão das embalagens.

As embalagens podem dar um charme especial aos sabonetes, fazendo-os parecerem artigos de luxo.

Um exemplo de boa construção de embalagem é a utilização de saquinhos de tule com fechamento em fita de cetim.

Use a sua criatividade nas embalagens e crie uma marca para os seus produtos.

Outro detalhe é a forma do sabonete. Para poder alcançar formas variadas, você precisará utilizar moldes de diferentes tamanhos e formatos.

Aliás, há artesãos que criam sabonetes em formas de rosas e outros elementos naturais, fazendo tudo ficar mais bonito. Novamente, é a criatividade que “manda” nesses casos.

Faça bom uso deste guia de produção de sabonete artesanal para iniciantes

Chegamos ao fim do nosso guia e acredito que agora você tenha tudo o que precisa para finalmente dar início aos seus processos produtivos.

Como pôde notar, fazer os sabonetes não é nada complicado. Tudo é uma questão de combinar os elementos e usar sua criatividade.

Logicamente, é sempre bom destacar que a utilização de materiais de qualidade é imprescindível para que o produto final possa realmente ser incrível.

E não se esqueça de que a apresentação é muito importante. Com uma boa embalagem, um sabonete artesanal pode parecer um artigo de luxo.

Enfim, espero que o meu guia de produção de sabonete artesanal para iniciantes tenha sido útil para você.

Siga as dicas com calma, faça os devidos testes e, muito em breve, você estará criando sabonetes de altíssima qualidade.

Um detalhe importante…

Para quem está iniciando nesse ramo de sabonetes artesanais acaba sendo muito cansativo, pois não sabe como fabricar ou vender.

Ficam perdidas quais materiais comprar ou selecionar e encontrar melhores receitas. Isso faz muitas pessoas desistirem.

E é errado perder essa oportunidade de vender sabonetes artesanais em um mercado que só vem crescendo.

Mas agora imagina você tendo em mãos um passo a passo completo de como fazer seus sabonetes artesanais, mesmo que não saiba de nada?

Garantir uma lista completa de fornecedores e 97 receitas? Seria muito bom, né?

Pois existe sim uma solução para isso. O Curso de Sabonete Artesanal te ensina passo a passo.

É um material completo com 8 Bônus Exclusivo. E pode confiar, pois você tem 7 dias de garantia. Isso prova que o curso é de qualidade.

E eles estão oferecendo desconto para quem se inscrever hoje. Tal vez essa promoção feche amanhã mesmo. Só clicar no botão logo abaixo saber mais:

Saber Mais Sobre o Curso

Até mais…

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments