Como Fazer Crochê: 8 Dicas Para Os Iniciantes

O Crochê hoje é muito conhecido por ser prático de fazer. Há diversas pessoas que de um modo ou outro aprendem por meio de pessoas próximas.

Antes, o Crochê era visto apenas para vovós. Hoje é diferente, é considerado um trabalho de artesanato, além disso, um meio para ganhar dinheiro extra.

As consequências para quem faz crochê é: ele ajuda a distrair e aliviar o estresse. É um excelente trabalho para quem quer ficar sentado em uma cadeira e fazendo o que mais gosta.

Se por acaso você quer aprender a fazer Crochê e não sabe por onde começar, então, confira as dicas que irei passar para você, desda agulha até a linha.

Quer aprender a como fazer crochê passo a passo com vídeos aulas online e ter acesso a mais de 1.000 gráficos? Acesse logo abaixo para saber mais!

Qual agulha e linha devo usar

Na atualidade existe diversos tipos de agulhas: as finas e as mais grossas. A diferença entre elas no crochê é:

  • As mais finas: São especialmente usadas dependendo do tipo de linha.
  • As grossas: São as quais mais usadas para fios finos.

As agulhas para crochê podem ser de madeira, plástico, de aço, de alumínio e etc. O tipo de agulha varia conforme o querer de cada pessoa.

Porém, existe outro fator em uma agulha que é o seu tamanho. Elas variam entre 0,5mm a 10mm, e a escolha entre elas também irá depender das linhas que será usada e o tipo de trabalho artesanal que irá ser feito.

Para quem esta começando, é aconselhável usar as linhas mais finas, pois existe mais facilidade em trabalhar com elas. Então, quando for comprar a sua linha, verifique a recomendação que a embalagem te dá para o tamanho da agulha.

Começando com os Pontos

Para iniciar com qualquer crochê, antes de tudo, é necessário saber sobre a correntinha.

Agora descubra um pouco mais sobre cada ponto que poderá ser usado. É importante ressaltar que, para quem esta começando, o ideal é aprender os pontos básicos, e depois, conhecer os mais complexos.

1 – Correntinha – corr

Para quem esta começando agora, poderá iniciar os seus primeiros crochês com pontos correntinha. É preciso que consiga deixa-los nem muito largos e nem muito soltos. Deixamos um passo-a-passo no artigo Ponto Correntinha: Como Fazer.

Iniciasse com um nó móvel na ponta da agulha. Logo em seguida, passe o fio na agulha e puxe por dentro do nó. Continue a fazer isso que terá em mãos uma “correntinha de crochê”.

Saiba a quantidade de pontos que estar a fazer. Para fazer um teste, conte fazendo apenas 10 pontos correntinha.

2 – Ponto Baixo – Pb

São mais usados para tapetes em crochê, no qual, precisam ser mais firmes. Para fazer basta enrolar o fio dentro do ponto que está na base e não apenas no ponto que está na agulha.

Leia também:  Onde Comprar Resina Líquida para Artesanato: Dicas de Fontes Confiáveis

Antes de tudo, primeiro faça duas correntinhas, e em seguida, coloque a agulha por dentro da segunda casinha. Logo após, enrole o fio na agulha e puxe por dentro da casinha. Dê uma laçada novamente na agulha e passe pelas outras duas casas, deixando apenas um ponto na agulha.

3 – Ponto Baixíssimo – Pbx

Este ponto geralmente é sempre usado para finalizar as peças ou para reforçar bordas. A diferença entre a correntinha, é que você deve colocar a agulha em uma correntinha e então dar uma laçada.

Depois disso, puxar essa laçada que esta por dentro das duas correntinhas – Aquela que você colocou a agulha e a que já estava na agulha anteriormente.-

Com esta técnica, você irá ligar dois pedaços feitos em um ponto da correntinha.

4 – Ponto Alto – Pa

Este ponto alto é geralmente feito com tecidos mais mole. E um ponto mais aberto em relação ao ponto baixo.  Ele é ótimo para criar relevo.

Você deve pegar o fio e enrolar entorno da agulha, contar três pontos, dar uma laçada, colocar a agulha no quarto ponto, puxar a linha.

Com essa parte, você irá ficar com três pontos na agulha. Tire os dois primeiros, dê uma laçada e puxe pelos os dois últimos.

Existe outros pontos mais complexos, como: o ponto segredo, o ponto zigue-zague, ponto colmeia, ponto candeia e etc.

Quer aprender a como fazer crochê passo a passo com vídeos aulas online e ter acesso a mais de 1.000 gráficos? Acesse logo abaixo para saber mais!

Os materiais são básicos para inciar. O essencial é a agulha e a linha, após isso, matérias secundários, são: uma fita métrica para medir as peça e o tamanho da correntinha inicial e uma tesoura, para cortar o fio.

Dicas Simples Para Iniciantes

Vou te dar algumas dicas que geralmente todas as que ama fazer crochê sabem:

1 – Pratique: Todos conhecem aquele velho ditado “a prática leva a perfeição.” Para começar a fazer crochê não foge desta verdade. É aconselhável começar com correntinha, antes de passar para outros pontos.

2 – Teste: Antes de realmente colocar a mão na massa e fazer o tipo de peça que deseja, faça antes uma peça teste, para ver como irá ficar.

3 – Descubra outros pontos: saiba mais de outras para interpretar as abreviaturas, como: sp: que significa espaço; pq: que significa ponto; rep: que quer dizer repita. Se quiser aprender mais sugiro acessar AQUI.

4 – Confiança: Quando se sentir que esta com prática, então treine o ponto baixo e o ponto alto.

Espero ter te ajudado.

Fonte: Decorfacil

Assista também o vídeo logo acima.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments