10 Dicas de Como Fazer Sabonete Artesanal

Provavelmente você acessou esse artigo porque quer saber como fazer sabonete artesanal, correto? Acredite, é muito simples de fazer. Seguindo a receita passo a passo aprenderá rapidinho.

O melhor de fazer sabonete artesanal é que você pode fazer lembrancinhas e entregar de presente para alguém ou até mesmo vender.

Foi pensando nisso que separei para você 10 Dicas de Como Fazer Sabonete Artesanal. Você pode utilizar essas dicas para criar sabonetes e tirar a maioria das suas dúvidas antes de fazer.

Existem diversos benefícios em fazer sabonetes naturais. Um deles é que com pouco investimento é possível fazer grande quantidade de barras e ter uma economia em casa.

O Que É Sabonete Artesanal?

O sabonete artesanal por se tratar de um produto bom para uso na pele por ser natural, também é uma opção que muitas pessoas utilizaram para garantir uma renda extra.

Várias pessoas optam em utilizar sabonete artesanal, pois é mais puro e natural. Evitam irritações e fica mais hidratada a pele.

Um detalhe importante é que possui uma quantidade maior de glicerina, um componente umectante e emoliente, que são muito importantes para a pele.

Assim como disse no início, fazer sabonete em casa é muito simples. Seguindo com cuidado e atenção na preparação você consegue fazer sem grandes complicações.

Mas vale ressaltar que não se pode confundir entre sabonete artesanal com o natural, porque ao contrário do artesanal, é utilizada a glicerina pronta e apenas necessitando colocar o óleo, já o sabonete natural você tem que fazer do zero e com o cuidado redobrado.

Você já pensou em transformar o seu conhecimento sobre sabonete artesanal em uma fonte de renda? Pois bem, o Curso Saboaria Artesanal é exatamente o que você precisa para abrir as portas desse mundo cheio de possibilidades.

Imagine só, são 97 receitas passo a passo, e o melhor: você pode assistir aos vídeos sempre que quiser, de onde estiver. Uma verdadeira imersão no conhecimento, não é mesmo?

E olha que tem mais! Ao garantir sua inscrição hoje, você ganha acesso a uma lista de fornecedores confiáveis, aqueles que disponibilizam os ingredientes mais puros e essenciais para os seus sabonetes. Isso é incrível, não acha?

Ah, e tem mais um montão de benefícios! São 7 bônus especiais, grupos exclusivos para trocar ideias e experiências, e, claro, um certificado de conclusão para coroar todo o seu aprendizado.

Não é à toa que mais de 15 mil alunas já estão nessa jornada. A sua vaga promocional está a um clique de distância. Não perca tempo, garanta a sua vaga agora mesmo clicando no botão abaixo.

O que É Glicerina?

A glicerina é a base para poder fazer sabonetes artesanais. Ela pode ser de origem animal ou vegetal. Contém óleos que são alcalinizados com a soda ou hidróxido de sódio. O resultado entre eles dá origem à glicerina.

Para utilizá-las é preciso derreter para após isso, quando estiver com a temperatura amena, colocar os outros ingredientes para fazer o sabonete artesanal, como extratos e essências.

Para encontrar onde comprar é bem simples, em lojas que vendem cosméticos e produtos artesanais. Também pode escolher em encontrar pela internet, pois existem ótimos preços.

Mas veja agora essas dicas importantes sobre como fazer sabonete artesanal.

Escolha os materiais corretos e de qualidade

Um dos materiais importantes é à base de glicerina. Ela é o fator principal para que tenha maior hidratação à pele.

É preciso permanecer bem cheiroso por mais tempo possível, e se caso o perfume sumir no sabonete é provável que não tenha uma boa qualidade.

Faça Testes

Se caso seja uma iniciante aconselho a fazer testes pequenos. Não precisa gastar todo o material, pode usar o necessário para testar. Lembre-se que a prática leva à perfeição.

Erros são normais, conforme o tempo isso vai se tornando mais fácil.

Sobre o Lauril

A função do lauril é aumentar a quantidade de espuma. É bem interessante incluir ele nas receitas. Pode ser usado tanto para sabonete em barra quanto em líquido.

Vale ressaltar que é preciso tomar cuidado com o exagero, o sabonete pode produzir muita espuma mais do que o necessário.

Organização

Para meio obvio preparar um lugar especifico para preparar os sabonetes artesanais, mas neste caso é muito importante sim.

Fazer em meio à bagunça com várias coisas no caminho pode atrapalhar no desenvolvimento do sabonete. Limpar o local e deixar sempre um pano úmido próximo para limpar é uma ótima forma.

A dica é utilizar touca e luvas descartáveis e evitar fazer o processo perto de janelas abertas para evitar de contaminar com poeira.

Ervas Desidratadas

Um detalhe importante é sobre as ervas desidratadas, elas podem estragar e mofar o seu processo de como fazer sabonete artesanal. É importante desidratar primeiro para depois colocar no sabonete.

Quantidade de Essência

A quantidade para colocar de essência na preparação do sabonete artesanal varia entre 30ml a 100ml para cada 1 quilo de massa base.

Cuidado com o processo de derretimento

Na hora de derreter a glicerina é importante não utilizar os meios mais práticos, por exemplo, como o micro-ondas e o banho-maria. Dessa forma evita de deixar a glicerina seca ou contaminar o produto.

A melhor alternativa é usar um forno elétrico, porque dessa forma você consegue ajustar perfeitamente a temperatura que deseja.

Vale lembrar também que não se pode deixar aquecer por mais de 70ºC para não queimar.

Use utensílios corretos

Um dos pontos que deve ter cuidado também é no momento de manusear potes, colheres e panelas. É aconselhável evitar inox, alumínio, barro e ferro. Opte por potes e colheres de silicone, vidro e plásticos resistentes.

Usar também panelas esmaltadas como as de ágata é a melhor forma de evitar resíduos que soltam na maioria das panelas, pois ela não reage com os ingredientes.

Cuidado com o manuseio de certos produtos

Existem alguns produtos que devem ter cuidado redobrado na hora de manusear, por exemplo, como a soda cáustica. Se o produto encostar-se à pele pode causar queimaduras.

E um detalhe importante, no momento de utiliza-la, colocar primeiro a soda à água e nunca ao contrário.

Utilizar luvas, óculos de proteção e máscara durante o preparo.

Apresentação do sabonete

Se você pretende vender o sabonete ou entregar de lembrancinha deve-se atentar para esse detalhe: preparar uma linda embalagem para colocar o seu sabonete.

Não tem fim para usar a criatividade para decorar. Uma das dicas é utilizar saquinhos de tule com fechamento em fita de cetim.

Pode também colocar uma etiqueta na embalagem informando a data de validade, telefone para contato e informando os ingredientes que foram utilizados.

Maiores dúvidas sobre o sabonete artesanal

Agora que você tem uma noção das dicas sobre como fazer sabonete artesanal, várias pessoas como você pode ter diversas dúvidas agora ou posteriormente sobre o processo de preparação.

Pensando nisso quero responder para você algumas dicas simples.

1 – Como evitar formação de bolhas

Para evitar a formação de bolhas é bem simples, basta borrifar álcool sobre o sabonete durante o período que ele está secando.

2 – Tempo de vida de um sabonete artesanal

A estimativa de um sabonete artesanal é de 6 meses. O motivo é que eles são feitos de glicerina, absorvem água bem mais facilmente e consequentemente derretendo mais rápido.

3 – Deve adicionar algum conservante?

Não é preciso colocar nenhum conservante.

4 – Qual temperatura ideal para derreter

Assim como disse anteriormente, a temperatura ideal seria no máximo 70ºC. Vale lembrar que o ideal usar um forno elétrico para o derretimento.

5 – Evitar gostas d’água no sabonete

Para evitar que aquele “suor” de gotas d’água apareçam, devesse usar a quantidade de essência correta, porque elas são oleosas. Derreter também a base de glicerina sem fervê-la.

Conclusão

Agora que você soube o básico para poder criar os seus sabonetes artesanais, chego o momento de você poder criar o seu próprio com base de algumas receitas.

Apesar de existir tanto cuidado especial, mesmo assim há muita praticidade.

Você pode abaixar o e-book com algumas receitas simples para você poder fazer. Acredito que para criar os seus primeiros sabonetes artesanais vai te ajudar bastante.

Curso Saboaria Artesanal Passo a Passo

Quer aprender tudo sobre sabonete artesanal e ter a possibilidade de transformar em uma fonte de renda? O Curso Saboaria Artesanal vai alavancar o seu conhecimento com 97 receitas passo a passo e vídeos alunas para assistir quando e onde quiser.

Além disso, ao garantir a sua inscrição ainda hoje, terá acesso a uma lista de fornecedores de confiança, que fornecem os ingredientes mais puros e essenciais. 7 bônus incluso, grupos exclusivo e um certificado de conclusão.

Mais de 15 mil alunas já se inscreveram! Garanta já a sua vaga promocional clicando no botão logo abaixo:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments