7 Dicas de Como Fazer Muda de Suculenta

Aprender como fazer muda de suculenta não é, nem de longe, uma tarefa complicada. Contudo, isso não quer dizer que você não deve tomar cuidado e seguir as instruções de forma correta.

Afinal, mesmo que você faça tudo com carinho e boas intenções, uma decisão equivocada pode colocar tudo a perder. Como estamos falando de um ser vivo, todo cuidado é pouco.

Bem, para lhe ajudar a aprender como fazer muda de suculenta da forma correta, separei aqui sete dicas essenciais, que você poderá colocar em um checklist e usar para criar mudas incríveis… vamos começar?

  • Curso completo em Apostila + Vídeo Aulas para ajudar você a conseguir suculentas lindas, saudáveis e ainda como iniciar um negócio muito lucrativo. Clique aqui para saber mais.

Escolhendo a suculenta

A primeira dica que eu posso dar para quem está apenas aprendendo como fazer muda de suculenta é a seguinte: tome muito cuidado quando for escolher a sua suculenta.

Isso é importante, pois alguns tipos de suculentas são mais fáceis de serem manuseadas.

Em outras palavras, quando você for adquirir a sua suculenta é bom questionar o vendedor acerca do gênero da plantinha.

De modo geral, os espécimes dos gêneros Echeveria (Rosa de Pedra), Sedum e Sedeveria são os mais indicados para os cuidados caseiros.

Cuidando do processo de remoção da folha

Quando você estiver em posse da sua suculenta, deverá remover uma folha para criar a muda.

Nesse momento, você deverá focar na região intermediária da roseta, ou seja, não retire folhas da base ou do centro.

Essa sugestão é interessante, pois as folhas da região intermediária costumam ser mais fáceis de arrancar. Com isso, você evita causar danos mais severos à plantinha.

Muda de Suculenta

Esperando pelas raízes

Assim que você remover a folha que dará vida a uma nova muda, coloque-a deitada em um prato ou uma bandeja. Não precisa colocar água ou qualquer tipo de substrato. Deixe a folha repousar.

Observe a folha por alguns dias e logo perceberá que certas raízes rosadas começarão a surgir na base. Em alguns casos, até mesmo outras folhas e um pequeno caule podem aparecer.

Esse será o sinal para o início da preparação do substrato.

Preparando o substrato

Caso você não saiba, o substrato é a terra preparada especificamente para dar suporte às plantas e servir como base para a fixação das raízes. Esse produto pode ser comprado já pronto ou preparado em casa.

No caso do substrato caseiro, uma boa fórmula é a combinação de terra vegetal com areia de filtro de piscina ou perlita, na proporção de um para um. Portanto, escolha o seu vaso e prepare tudo para o plantio.

Plantando a muda

Com a folha apresentando raízes, o substrato pronto e o vaso em mãos, você poderá iniciar o processo de plantio.

Nesse momento, não há mistério. Tome o cuidado de fazer um furo na parte de baixo do vaso e plante a muda.

Vale destacar que é necessário cobrir apenas as raízes, ok? Depois disso, você deverá regar até que o substrato fique completamente molhado e deixar a “composição” repousar por um tempo.

Expondo a muda ao sol

Segundo sugerem os especialistas, uma muda recém-criada deve ser exposta apenas ao sol da manhã, na primeira semana.

Completados os primeiros sete dias, você poderá aumentar o tempo de exposição em uma hora, a cada nova semana.

Fazendo isso, você estará preparando a sua suculenta para suportar a luz solar por cerca de quatro a seis horas, o que é um tempo considerado como ideal.

Portanto, tome muito cuidado com esse controle de tempo.

Cuidando da Muda

Suculentas são plantas que conseguem se adaptar aos mais diversos ambientes e, por isso, não exigem muitos cuidados adicionais. Todavia, é sempre bom você monitorar a muda e observar o substrato.

Tente não criar um cronograma do tipo “regar uma vez por semana”. O principal indicativo de que chegou a hora de regar é o substrato.

Se ele estiver seco, molhe-o, mesmo que seja na mesma semana. O ambiente pode influenciar bastante esse processo, não se esqueça disso.

Agora você sabe como fazer muda de suculenta

Conforme pôde notar, o processo de criação de mudas de suculentas não é tão complicado quanto muitos costumam imaginar.

Na verdade, é mais uma questão de ter total cuidado e seguir os procedimentos à risca, com vistas a promover o crescimento sustentável da muda.

Com as dicas que eu apresentei, você passou a ter um bom passo a passo para criar suas suculentas.

Ainda assim, é sempre uma boa ideia considerar a influência do ambiente no qual a plantinha vai ser colocada e os tipos de suculenta, já que alguns deles podem exigir cuidados especiais.

De qualquer forma, não seria exagero algum dizer que agora você aprendeu como fazer muda de suculenta e já pode dar início ao processo apresentado neste post.

Faça tudo como calma, atenção e carinho. Assim, as suas mudas terão tudo o que precisam para crescer bem fortes e bonitas.

Mas antes, você precisa ver isso…

Para quem quer se aventurar no mundo das suculentas o maior problema que muitos enfrentam é como cuidar corretamente.

Já vi casos de pessoas matando as suculentas por não saber como regar.

Isso desanima qualquer pessoa. Ficar atento a pragas e doenças que podem matar é essencial, mas muitos não sabem disso.

E se você é iniciante e se identifica com isso, então preste bem atenção.

Se você já perdeu várias suculentas, tem dificuldade com plantas, tem pouco tempo para cultivá-las ou nunca vendeu nada, então eu tenho uma solução.

Imagina você cultivando belas suculentas e várias pessoas te elogiando sobre as suas gordinhas? Ou até mesmo garantindo aquela renda extra com as vendas de suculentas?

Isso não é só uma imaginação, mas um fato que pode se torna realidade.

Existe um treinamento completo que ensina a como você pode cuidar de suculentas.

Curso é em vídeo aulas completo. Mesmo que não saiba nada você consegue sim deixar as suas suculentas lindas e cuidar corretamente.

Além disso, Já foi inscrito mais de 1.427 Alunos e tem 7 dias de garantia caso por algum motivo não seja útil para você.

E para a sua sorte eles tem um mega desconto para quem se inscrever ainda hoje.

Só clicar logo abaixo e garantir a sua vaga no Curso Empreenda com Suculentas:

Clique aqui e Inscreva-se

Até mais…

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments