10 Passos Simples de Como Vender Artesanato no Mercado Livre

Se você já vem tentando descobrir como vender artesanato no mercado livre, é bom continuar firme nesse propósito.

Afinal, o Mercado Livre é uma plataforma que recebe milhões de pessoas todos os dias e garante transações muito fáceis e com custos acessíveis para os vendedores.

Obviamente, para pode vender seu artesanato no Mercado Livre, você deverá ter um plano de ação. Isto é, seguindo uma ideia bem estruturada, você poderá aproveitar todo o potencial do Mercado Livre e utilizá-lo em prol do seu negócio.

Sabendo disso, resolvi lhe mostrar, em 10 passos simples, como vender artesanato no Mercado Livre.

Seguindo as minhas dicas, você terá um plano de ação testado e aprovado e poderá garantir a eficiência das suas ações desde o começo. Então, não deixe de conferir… vamos começar?

Passo 1: Conhecer o Mercado Livre

O primeiro passo para aprender como vender artesanato no Mercado Livre é fazendo um tour pela plataforma. Nesse tour, você irá até o Mercado Livre e conhecerá o funcionamento do site.

Mesmo que você já tenha comprado coisas pelo Mercado Livre, essa observação deverá ser feita sob a ótica dos vendedores.

Logo, faça uma boa análise dos concorrentes, veja como a plataforma funciona, leia as regras… enfim, “faça o dever de casa”.

Passo 2: Realizar o Cadastro no Mercado Livre

Assim que você entende o funcionamento do Mercado Livre, você pode avançar para a realização do seu cadastro na plataforma. Felizmente, nesse ponto não há qualquer mistério.

Bastará ir até a página principal do Mercado Livre e clicar na opção “Crie a sua Conta”, que está no menu principal. Daí, você só precisará preencher os dados solicitados e ir avançado pelas etapas do processo.

É tudo muito fácil e intuitivo, não se preocupe.

Passo 3: Cadastrar seus produtos

Após criar a sua conta no Mercado Livre, você poderá começar a vender rapidamente. Ainda assim, é bom ter calma nessa hora, já que temos que fazer algumas análises, para garantir que tudo irá funcionar de forma eficiente.

Para começar, você deverá clicar na opção “Vender” (que está no menu principal) e selecionar a opção “Produtos”.

Automaticamente, a plataforma dará início a um procedimento que lhe ensina como fazer o cadastro dos seus produtos facilmente.

Durante as etapas, você irá incluir as informações do seu produto e definir elementos importantes para fechar vendas.

Passo 4: Precificar os seus produtos

Definir preços adequados para os produtos é um dos grandes desafios para quem está aprendendo como vender artesanato no Mercado Livre.

Afinal, você deverá considerar os diversos aspectos que formam os custos de produção e as tarifas cobradas no Mercado Livre.

Sim, há como anunciar de forma gratuita no Mercado Livre, mas o alcance dos seus anúncios será bem reduzido.

Por conta disso, ao trabalhar na precificação dos seus produtos, você deverá considerar de 11% a 16% + uma taxa de R$ 5,00 por unidade vendida (se o produto custar menos de R$ 120,00).

Leia também:  Artesanato em Madeira: 10 Dicas para Transformá-lo em Um Negócio Lucrativo

Passo 5: Trabalhar bem os seus anúncios

Esse passo deverá ser feito em conjunto com os dois passos anteriores. Nessa etapa, você deverá se preocupar em otimizar os seus anúncios. Para tanto, você deverá dar enorme atenção ao título, às descrições e, principalmente, às imagens.

Criando títulos chamativos e incluindo belas imagens em seus anúncios, você já terá um material bem otimizado. Depois disso, bastará criar uma descrição inteligente e informativa.

Se quiser adicionar um vídeo explicando o seu processo produtivo ou fazendo um “comercial” do seu produto, a ideia é ótima também!

Passo 6: Pensar na logística

Hoje em dia, fretes rápidos e acessíveis são um diferencial competitivo tão importante quanto bons preços. Por conta disso, é imperativo que você dedique um bom tempo à criação de uma estrutura logística eficiente.

Pense nas melhores formas de enviar os seus produtos para os clientes. Aliás, se quiser causar uma boa impressão, dê atenção às suas embalagens. Esses materiais têm sido muito utilizados por grandes empresas, como um diferencial.

Passo 7: Focar na divulgação

Esperar que a pessoa vá até o Mercado Livre e “esbarre” nos seus anúncios não é uma maneira inteligente de operar na plataforma.

Isso quer dizer que não há como vender artesanato no Mercado Livre se você não dedicar uma boa parte do seu tempo à divulgação.

Crie uma rede de contatos, perfis nas redes sociais, etc. Faça o possível para ter um público-alvo pronto para receber seus materiais promocionais.

Essas ações podem fazer toda a diferença, não se esqueça disso!

Passo 8: Prestar um bom atendimento

Um bom atendimento pode ter efeitos muito positivos nos seus resultados. Para quem está prestes a comprar, uma resposta rápida a um questionamento pode ser o último “empurrão” para a conclusão do processo de compra.

Além disso, boas respostas incitam as pessoas a deixarem bons reviews.

Por consequência, sua popularidade na plataforma tende a aumentar e você ainda pode fazer dos reviews e das respostas um mecanismo para fazer o upsell ou se aproveitar da força da boa e velha prova social.

Passo 9: Avaliar os resultados

Começar a vender no Mercado Livre é também um exercício de paciência. Salvo se você fizer grandes investimentos, será necessário começar com calma, aplicar estratégias e ir evoluindo aos poucos.

A cada nova ação, você deverá analisar os resultados, a fim de verificar o que está dando certo e o que não está. Faça as análises com frequência e terá boas diretrizes para continuar melhorando.

Passo 10: Reinvestir

À medida que você começa a fazer vendas, é normal querer “colher os frutos do trabalho”. Contudo, minha dica é que você separe uma boa parte daquilo que ganhou para poder reinvestir no seu negócio.

Comece a tratar a sua venda de artesanato pelo Mercado Livre como um negócio sério. Fortaleça o seu perfil, invista no marketing e, muito em breve, seus ganhos serão ainda maiores.

Agora você sabe como vender artesanato no Mercado Livre!

Para concluir, espero que agora você tenha aprendido como vender artesanato no Mercado Livre. Tenho certeza de que, aplicando esse passo a passo, suas chances de alcançar o sucesso na plataforma aumentarão consideravelmente.

Espero ter ajudado… até a próxima!

Assista também ao vídeo logo acima se quiser.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments