8 Dicas de Patchwork Para Iniciantes | Materiais e Acessórios

Para quem ama artesanato ou já tem iniciado suas atividades nesse ramo, sem dúvida, precisa conhecer sobre as técnicas de patchwork para iniciantes.

É uma ótima opção para ocupar o tempo com atividade que trás tranquilidade. Uma excelente forma de terapia ocupacional no mundo do artesanato.

O Patchwork é uma atividade artesanal bastante antiga. O principal objetivo dessa técnica é o uso de retalhos de tecidos com cores e padrões diferentes.

Como por exemplo: pode-se transforma peças de uso pessoal ou decorativo.

Hoje, é bastante popular nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil, essa modalidade de artesanato esta cada vez mais criativa e utilizadas. Esse tipo de artesanato, existe outro nome que se dá, pode ser chamada de Quilt, que significa “remendar pedaços”.

E como objetivo, vou te mostrar agora 8 Dicas de Patchwork Para Iniciantes, mas antes…

Descubra o surgimento do Patchwork

Sempre é bom saber a história antes de fazer na prática, quais foram e quando surgiu essa arte.

Caso não saiba, o Patchwork é uma técnica muito antiga. Muito mesmo!

A verdade é que os primeiros registros dessa arte foram encontrados no período antes de Cristo (A.C). Logo depois, foi a peça mais importantes para os soldados de guerra, porque utilizavam por debaixo das armaduras.

O que pode fazer com Patchwork

Há muitas maneiras para trabalhar com o patchwork. Como pode ter visto anteriormente, a utilidade dessa arte pode ser mais além do que beleza e decoração.

Pode ser feito diversos materiais decorativos e de uso pessoal, como: jogos de cama e mesa, tapetes para casa, capas para sofá, puffs, bonecos, camisetas customizadas e muito mais.

Percebe que há uma variedade de idéias para ser criadas através dessa técnica de patchwork.

1 – Principais ferramentas necessárias para iniciar no Patchwork 

As principais ferramentas que eu recomendo para começar a fazer patchwork são: tesoura, ferro de passar, tecidos, linha e mantas, cortador circular, base de corte, régua de medida, alfinetes, lápis 6B e máquina de costura.

Não é necessário comprar os máteriais mais caros hoje no mercado. Até porque, agora o principal objetivo é você praticar. Conforme for evoluindo na técnica, depois poderá comprar mais materiais personalizados.

2 – Use Essa ténica como forma Para Relaxar 

É importante observa que patchwork para iniciantes é preciso ser visto como uma saída para o caos do dia a dia.

Porque essa técnica de artesanato é uma ótima forma de relaxamento.

Uma dica é reservar um período da parte do dia, como por exemplo à noite para focar apenas no trabalho.

Leia também:  Como diferenciar o artesanato sustentável do não sustentável?

3 – Faça Corte Reto E Preciso

O ponto mais importante para fazer um bom trabalho de patchwork é fazer o ajuste bem-feito na medição antes de cortar. Isso diminuí o risco de sair torto.

Parece bem óbvio, porém aconselho que dedique um bom tempo para essa etapa. Se possível, invista em tesouras e réguas que fazem cortes circulares, e principalmente bem afiadas.

Uma dica bem especial é colocar a régua para que as peças fiquem bem alinhadas.

4 – Escolha Bons Tecidos

Não basta apenas ter ferramentas para o patchwork, também é preciso ficar atenta para os tecidos.

Geralmente os tecidos mais indicados são os de algodão sem elastano, e você pode muito bem começar com eles, porque são muito mais fáceis e firmes de manusear.

As características do patchwork pode ser de acolchoado e essa forma é o que permite você fazer um enchimento no tecido que fez o patchwork.

Como por exemplo um sanduíche, você pode usar um tecido de algodão, porém com boa qualidade, estampado e colorido, com a manta no meio e tecido de forro embaixo.

Hoje existe vários tipos de mantas no mercado. As mais usadas são as manta R1 e R2.

Lembre-se que é importante tomar cuidado, porque a escolha da manta é a parte mais delicada e ela que dará o cheirinho da peça.

Há também o tecido de forros que você pode encontrar em lojas de tecidos

5 – Não Comece Direto Na Máquina De Costura

Se você é totalmente iniciante aconselho ir aos poucos, porque as técnicas que existe são diversas, o melhor é iniciar pelos exercícios, faça os riscos nos tecidos e métrica.

Não é necessário ter corte e costura, e muito menos máquina de costura por enquanto, porém é ótimo saber, pois vai ajudar muito.

6 – Faça o Download de Gráficos e Desenho de Patchwork

Depois de aprender a fazer uma costurar bem retinha, aconselho principalmente para iniciantes no patchwork, procurar gráficos de desenhos.

Uma dica é criar uma pastinha no computador e aguarda todos os materiais para praticar o patchwork.

7 – Faça Testes Em Tecidos e Desenhos de Patchwork

Logo após de você ter imprimido os desenhos, você já pode começar a testar, colocando os desenhos por cima, marcando os riscos de acordo com o gráfico.

Dessa forma vai ajudar a você fazer um trabalho mais preciso.

8 – Invista em Tesouras circulares 

Recomendo muito que invista em cortador circular para patchwork. Essa ferramenta parece um cortador de pizza. Há diversos tamanhos, cores e modelos, mas a lâmina sempre vai ser redonda.

Recomendo o uso de tamanho médio caso você esteja iniciando. Uma dica para encontrar essa ferramenta é em papelarias ou lojas de artesanato.

Mas cuidado! Essa tesoura tem lâminas muito afiadas, pois justamente para que o corte seja com rapidez e precisão.

Com essas 8 dicas de patchwork para iniciantes você pode dar os primeiros passos para começar a ganhar uma renda extra ou para fazer para próprio consumo.

O importante é que se divirta e relaxe para fazer essas lindas peças. Espero muito mesmo ter ajudado.

Comente e compartilhe para mais pessoas ver essas dicas. Até mais.

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments