Você já parou para pensar se as plantas pensam? Se elas possuem inteligência ou se elas têm emoções?
Parece uma pergunta estranha, mas esse questionamento já foi feito há anos. Aliás, o próprio Charles Darwin já dizia que as raízes e vegetais agem como o cérebro de animais inferiores.
Mas o que dizem sobre as plantas? Elas realmente pensam?
Cientistas realizaram estudos para entender melhor sobre esse lado inteligente das plantas e sabe o que eles descobriram?
Elas possuem um comportamento bastante peculiar, como se tivessem linguagem, memória, visão, audição e defesas.
Atualmente diversas revistas científicas publicaram pesquisas sobre como as plantas utilizam essas habilidades e, após muito estudo, parece que encontraram a resposta para a pergunta de hoje, destacando também os benefícios de usar sabonete artesanal.
Em uma renomada revista americana sobre a biodiversidade foi publicada uma pesquisa sobre a forma das plantas e a comunicação por meio de moléculas de carbono chamadas de compostos voláteis.
Esses compostos viajam pelo ar, interagindo com árvores e outras plantas de maneira biológica e avisando sobre a presença de bichos perigosos como as pragas.
Assim, as folhas recebem a mensagem e reforça os mecanismos de defesa contra essas ameaças.
Esse mecanismo de defesa nem sempre funciona em larga escala, mas algumas plantas estudadas nessa pesquisa responderam com resistência para se protegerem das pragas de acordo com o biólogo Ricardo na universidade da Califórnia.
As plantas possuem um comportamento bastante sofisticado além do que imaginamos.
Durante anos elas passaram por mudanças e ameaças naturais que somente as espécies melhor adaptadas conseguiram sobreviver, assim como os animais.
Por isso ele acredita que as soluções desenvolvidas por elas foram semelhantes aos animais.
Bom, então até aqui a gente entendeu que as plantas possuem uma forma de comunicação própria e também utilizam mecanismos de defesa estratégicos.
Leia também:
- Descubra o Valor da Moeda de Um Real do Beija-Flor
- Música e Dinheiro: Descubra Quanto o Spotify Paga por Milhão de Plays
- Desvendando o Lucro: Entenda Quanto o Facebook Paga por Milhão de Views
- Comidas de Inverno: Receitas Acconchegantes para Aquecer seu Inverno
- Descubra qual é o Chocolate Mais Vendido no Mundo
O que mais elas podem sentir?
Na década de 60, o maior especialista americano em detectar mentiras Cleve Backster teve uma ideia e resolveu testá-la.
Ele fixou eléctrodos de uma máquina de detectar mentiras em uma folha de dracena. Uma espécie bastante conhecido aqui no Brasil como plantas decorativas.
Ao fazer essa experiência ele descobriu algo incrível!
Quando elas recebiam pequenas doses de choque pelos eletrodos, os gráficos traçados pelo aparelho eram desenhados violentamente.
Depois que ele viu essa cena, resolveu queimar uma das folhas da planta pra ver qual seria a reação dela.
Já com a caixa de fósforos na mão, ele percebeu outro movimento nos gráficos da máquina.
Ainda mais abruptos e agressivos. Era como se a planta soubesse da ameaça e reagisse com algum tipo de estresse.
Foi neste momento que ele entendeu que a percepção das plantas é extremamente aguçada, mas será que essa experiência causou dor na planta?
Bom, até hoje nenhum estudo científico comprovou se as plantas sentem dor, pois não existem evidências morfológicas que provem isso para que seja possível.
É necessário que elas tenham um sistema nervoso, porém não existe nada parecido com o sistema nervoso ou com neurônios nas plantas.
Porém se as plantas podem respirar sem auxílio de pulmões ou belgas, se elas podem comer sem terem estômago ao músculo, porque elas não podem sentir mesmo sem ter um cérebro?
Elas costumam reagir a estímulos externos como música, veneno, calor, choques elétricos e o outros.
Um estudo realizado na Alemanha provou que quando uma folha ou um galho é arrancado de uma planta, elas liberam gás suave e com um som quase imperceptível aos nossos ouvidos.
Esse gás seria equivalente a um grito de dor e ele pode ficar mais intenso conforme a planta passa por situações estressantes.
Após descobrirem essa novidade, os escritores Peter Tompkins e Christopher Bird escreveram um livro chamado “a vida secreta das plantas”.
Eles confirmam diversas pesquisas científicas realizadas aqui no nosso país.
Portanto as plantas são seres vivos inteligentes capazes de sentir tudo ao seu redor. Tudo depende do ambiente em que elas vivem e de como são tratadas, mas ainda faltam muitas pesquisas para entender por completo o universo das plantas.
Mas me diga qual a sua opinião. Você acha que realmente as plantas pensam? Faça o seu comentário.
Eu sou Luana Martins, uma apaixonada pelo universo da decoração e do design de interiores. Como fundadora e responsável pelo site “Dica para Casa”, me consolidei como referência no segmento, oferecendo um espaço online repleto de inspiração e orientações para transformar casas em lares acolhedores e funcionais.