Como Fazer Bordado: 8 Dicas Para Iniciantes

Quem está apenas começando a aprender como fazer bordado geralmente tem muitas dúvidas acerca dessa arte tão incrível.

Sim, bordar pode ser bem complicado, para quem não tem habilidade com costura ou tenta aprender sem seguir boas instruções.

Bordar exige, além de criatividade, muito domínio sobre as técnicas.

Sim, é possível adquirir uma máquina para fazer bordados eletrônicos, mas, ainda assim, questões mais subjetivas e o entendimento de conceitos básicos podem fazer toda a diferença.

Sabendo disso, eu resolvi criar uma lista com 8 dicas para iniciantes que desejam aprender como fazer bordado.

Sendo assim, sugiro que você acompanhe com atenção, já que as dicas apresentadas irão facilitar, e muito, o seu aprendizado.

Conheça os Materiais…

A primeira dica que eu posso dar para quem deseja aprender como fazer bordado é: conheça os materiais.

Digo isso, pois é muito comum as pessoas darem início a uma tarefa artesanal e ficarem perdidas em relação à “caixa de ferramentas” que devem montar.

No caso dos bordados, os materiais são: linhas, agulhas, bastidores (que são aqueles aros que dão suporte às peças) e tecidos.

Faça o possível para ter essas ferramentas à mão antes de qualquer coisa.

Aprenda com Quem Sabe…

Aprender as coisas por conta própria é ótimo. Contudo, para quem não é autodidata, tentar “aprender na marra” pode ser uma grande perda de tempo.

Pior ainda, dependendo do andamento das coisas, a frustração pode fazer você desistir.

Portanto, sugiro que não perca tempo tentando aprender por conta própria. Faça o possível para encontrar bons cursos e dedique-se a eles.

Quando você desenvolver melhor as técnicas, poderá começar a agir de forma mais autônoma.

Aprenda as Técnicas Básicas…

Toda as artes têm fundamentos. E sim, focar todas as suas atenções nesses aspectos é a forma mais rápida de evoluir.

Para quem deseja aprender como fazer bordado, os pontos mais básicos e os aspectos basilares da costura devem ser o foco.

Ao conhecer as técnicas mais básicas (e dominá-las), você estará pavimentando o seu caminho para a evolução.

Isto é, não adianta querer correr se você ainda não aprendeu a andar.

Vá com Calma…

Seguindo a ideia apresentada acima, o ideal é ir com calma. Se você conseguiu um bom curso para lhe instruir ao longo do aprendizado, faça tudo no seu tempo. Não há motivos para apressar as coisas.

Leia também:  Como escolher os tecidos para bordado à máquina?

Aliás, entenda que, em qualquer tipo de aprendizado, nós precisamos de um tempo para assimilar as coisas, ainda mais quando se trata de algo que desconhecemos.

Então, vá com calma…

Domine o Simples…

Um erro muito comum que muitas pessoas cometem quando estão começando a aprender como fazer bordado é tentar realizar as composições mais complicadas.

Como eu já destaquei, tudo tem um tempo para acontecer. Nesse caso, faça o possível para aprender as técnicas básicas e, com muita calma e paciência, ir dominando as criações mais simples.

Transforme a prática em um hábito…

Sempre que vou dar alguma dica para quem quer aprender alguma técnica, eu digo que não há segredo, basta praticar de forma constante.

A constância é aquela que irá levar a sua arte até um ponto muito próximo da perfeição.

Isso quer dizer que você deve tentar praticar sempre. Ter disciplina, manter horários e estar sempre trabalhando é essencial para dominar qualquer técnica.

Busque por Inspiração…

Após ter construído uma base sólida, com total domínio sobre as técnicas da arte de fazer bordados, você terá maior segurança para começar a criar suas próprias artes.

Quando esse momento chegar, lembre-se de sempre ter um ponto de referência ou projeto inspirador por perto.

Não se trata de uma questão de copiar o produto de outras pessoas, mas sim, de colocar o seu gênio criativo para trabalhar.

Invista quando for viável…

Para finalizar esta série de dicas para quem está começando a aprender como fazer bordado, gostaria de falar sobre a questão dos investimentos.

Nesse caso, como eu já destaquei, é possível adquirir máquinas de bordado eletrônico.

Porém, minha sugestão é que você apenas faça os investimentos quando for realmente viável e necessário. Se a sua arte começar a render lucros e a sua demanda estiver aumentando, considere os investimentos.

No caso contrário, apenas aproveite a sensação prazerosa de bordar.

Como fazer bordado: vamos agir?

Com as dicas apresentadas aqui, tenho certeza que você terá um caminho mais fácil pela frente e poderá aprender como fazer bordado de uma forma muita mais eficiente.

E para te ajudar, vou estar disponibilizando um E-book totalmente Gratuito sobre como dar os primeiros passos para aprender Bordados.

Só clicar logo abaixo:

Fazer Download do E-book Grátis

Não se esqueça de aprender com quem sabe e de praticar constantemente. Assim, a sua arte irá evoluir rapidamente. Até mais…

Veja também o vídeo logo acima.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments