Como Fazer Ponto Russo: 10 Dicas Essenciais

Aprender como fazer ponto russo é um objetivo de muitas pessoas que mexem com bordados. Afinal, a técnica é capaz de gerar lindos bordados em alto relevo, que ficam muito parecidos com tapeçaria.

Curiosamente, apesar do nome, a técnica do ponto russo foi desenvolvida no Egito Antigo.

Por ter sido difundida aqui no Brasil pelos imigrantes russos, essa bela arte recebeu o nome que tem hoje.

Enfim, o fato é que aprender como fazer ponto russo é dar um grande salto evolutivo em relação à qualidade dos seus trabalhos com bordados.

Por esse motivo, eu resolvi separar neste post um conjunto com 10 dicas essenciais para quem deseja aprender como fazer ponto russo.

Conforme irá perceber, reuni grandes ideias e sugestões que irão favorecer a eficiência do seu processo de aprendizado. Então, não deixe de conferir até o fim… vamos aprender?

Tenha os materiais à mão…

Não há como fazer ponto russo sem estar com todos os materiais necessários à mão. Nesse caso, o destaque vai para a famosa “Agulha Mágica”, que é uma agulha específica para o ponto russo.

A agulha é bem diferenciada, então, não há como errar na escolha.

Além disso, há outros materiais que devem compor a sua “caixa de ferramentas”, por exemplo: linhas, tecidos, bastidores (aros usados para dar suporte à área a ser bordada), moldes para ponto russo e tesoura.

Obviamente, você pode adicionar outros itens que julgar necessários, mas esses são os essenciais.

Faça bom uso dos moldes…

Para poder garantir que o seu produto final irá ficar perfeito, o ideal é fazer bom uso de gráficos e moldes. Essas peças são utilizadas para demarcar as áreas nas quais os pontos deverão ser executados.

De modo geral, trata-se de um desenho que é transferido para o tecido (muitos fazem isso com um stencil) como se fosse um carimbo.

Após o desenho estar devidamente marcado, basta seguir as linhas e traços, formando o bordado da forma indicada pelo molde.

Escolha um bastidor que se encaixe com o molde…

Assim que você transferir o desenho para o tecido, será necessário garantir que, durante o processo de confecção do bordado, o tecido fique esticado. Para tanto, você deverá escolher um bastidor que se encaixe com o molde.

Como eu já destaquei, um bastidor é um aro de madeira que “trava” o tecido, deixando-o bem retinho.

Para ter total eficiência nesse aspecto, faça o possível para deixar o desenho bem no centro do bastidor, com o tecido devidamente esticado.

Entenda como funciona a agulha mágica…

A famosa agulha mágica é conhecida por ser utilizada especificamente para a execução do ponto russo. Por conta disso, entender o funcionamento dessa agulha tão peculiar é essencial para poder começar com os trabalhos.

Em suma, a agulha possui um eixo central vazado e um identificador de profundidade. Para prepará-la, você deverá deslizar a linha pelo buraco da agulha para dentro do eixo vazado, empurrando-a até o outro lado.

Ao manusear a agulha, você deverá segurá-la como um lápis, deixando sempre a parte chanfrada para a direção em que você está trabalhando.

Entenda como as técnicas básicas funcionam…

Nesse caso, assim como toda forma de arte, essa dica diz respeito ao aprendizado dos fundamentos.

Leia também:  Quais são os materiais básicos para bordar?

Perceba que não há como fazer bordado russo, ou qualquer outro tipo de bordado, sem entender os fundamentos básicos, a forma como fazer as costuras, etc.

Em relação a esse ponto, a minha sugestão é que você procure por tutoriais que explicam, em detalhes, cada aspecto dessa arte tão bonita.

Felizmente, a internet está cheia de vídeos e cursos de grande qualidade para lhe instruir. Encontre aqueles que expliquem o básico e você já terá uma boa fundação para começar a construir coisas incríveis.

A prática leva à perfeição…

Se há uma citação que eu adoro é a seguinte: “nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”.

Isso quer dizer que não adianta querer aprender como fazer ponto russo se você não estiver com a intenção de se dedicar à prática constantemente.

Eu sei muito bem que muitas pessoas desejam aprender a bordar como um hobby. Ainda assim, os hobbies são muito mais prazerosos quando a gente sabe perfeitamente o que está fazendo.

E isso só pode acontecer com a prática constante. Faça da prática um hábito e seus resultados serão os melhores possíveis.

Atenção com a agulha…

Outra dica essencial para quem deseja aprender como fazer ponto russo é a seguinte: a famosa agulha mágica é bem pontiaguda e sua ponta é bem resistente. Logo, é necessário tomar bastante cuidado para não se machucar.

Digo isso, pois é muito comum as pessoas que nunca manusearam essa ferramenta terem problemas com ela. Sendo assim, é importante eu chamar a sua atenção para essa questão de segurança.

Treine com formas e desenhos variados…

Durante o seu treinamento, especialmente quando você ainda não domina totalmente o manuseio da agulha mágica, o ideal é trabalhar com formas e desenhos variados. Essa dica pode parecer boba, mas ela é muito eficiente.

Pense bem: se você não tem o domínio sobre a agulha, praticar, considerando todas as nuances dos desenhos irá dar maior força e segurança aos seus movimentos.

Dessa maneira, com o passar do tempo, seu domínio sobre a técnica irá evoluir bastante.

Inspire-se…

Em qualquer tarefa criativa, a inspiração é um aspecto extremamente importante.

Para quem está aprendendo como fazer ponto russo, essa inspiração vem através da observação de belos modelos feitos por profissionais mais experientes.

Use os modelos inspiradores para reforçar a sua motivação e ter novas ideias. Dessa forma, quando você estiver dominando as técnicas, terá grandes insights para começar a trabalhar em construções muito originais.

Vá com calma…

Desenvolver a arte do ponto russo leva tempo. Sim, a agulha é diferente, os movimentos são um pouco incomuns e tudo parece um pouco incômodo no início. Especialmente para quem sequer tem experiência com bordados.

Por conta disso, sugiro que faça tudo com muita calma. Mantendo a frequência das práticas e treinando com total paciência, sua evolução será muito melhor e muito mais prazerosa.

Agora você pode aprender como fazer ponto russo…

Seguindo as 10 dicas que eu apresentei neste post, tenho certeza que você ficará mais perto de aprender como fazer ponto russo.

Lembre-se de seguir dicas de quem entende sobre o assunto e de se dedicar constantemente. Com isso, sem demoras, seus bordados ficarão lindos.

Muitas mulheres estão se tornando excelentes profissionais em  bordados com esse segredo que vou te passar.

Se não sabe como começar a bordar, tem dificuldades com gráficos ou nunca passo para o nível profissional então o que vou te contar agora é a solução para você.

Só clicar logo abaixo para saber mais:

Eu Quero Aprender Bordados

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rosiane
Rosiane
4 anos atrás

Muito bom! Gostei das dicas.

Rosiane
Rosiane
4 anos atrás

Muito bom! Gostei das dicas.