Como Costurar na Mão: 7 Dicas Importantes

Para quem não tem equipamentos e máquinas de costura, aprender como costurar na mão acaba sendo a única solução. Afinal, como dizem por aí, “a gente tem que se virar com aquilo que tem”, não é verdade?

Felizmente, com algumas instruções, disciplina e perseverança, qualquer pessoa com agulha e linha nas mãos consegue dar cabo às mais diversas tarefas, dentro do segmento da costura.

E foi para facilitar a sua vida que eu resolvi criar este post. Isto é, separei aqui 7 dicas que são muito importantes para todos aqueles que querem aprender como costurar na mão.

Sendo assim, se esse for o seu objetivo, sugiro que não deixe de ler até o fim… vamos começar?

Separando os Materiais

O primeiro ponto a ser considerado, por quem deseja aprender como costurar na mão, é a criação de uma “caixa de ferramentas”.

Em outras palavras, é sempre bom ter todos os utensílios ao alcance das mãos, para não ter que parar na hora da prática.

Como você já deve ter imaginado, essa “caixa de ferramentas” não precisa ser complexa. Agulhas, linhas, tecidos, tesoura, etc.

Vale destacar que, para dominar a técnica, é bom ter diversos tipos de tecido. Desse modo, você poderá praticar em “situações variadas”.

Aprendendo a utilizar a linha

Um ponto muito importante, que geralmente é negligenciado pelos iniciantes, é a forma de utilização da linha. Nesse caso, é bom ressaltar que essa utilização será influenciada pelo tipo de peça que você decidir costurar.

Além disso, é sempre bom trabalhar com um pedaço considerável de linha, para evitar que ela embole. As boas práticas sugerem pedaços com cerca de 40cm para a “linha simples” e 80cm para a “linha dupla”.

Escolhendo a agulha

Conforme eu já pontuei a escolha das ferramentas a serem utilizadas é influenciada pelo tipo de peça que você deseja construir.

Por exemplo, se o tecido for fino, uma agulha de menor espessura é mais indicada. Em contrapartida, se o tecido for mais resistente, as agulhas mais grossas serão as melhores escolhas.

Perceba que essa escolha também tem relação com aquilo que você deseja alcançar ao fim da costura, ou seja, o material para um simples reparo e o material para um ponto mais bonito podem não ser os mesmos. Use o seu bom senso.

 

Combinando a agulha com a linha

A combinação da agulha com a linha é um dos pontos que costumam deixar aqueles que estão aprendendo como costurar na mão com algumas dúvidas.

Isso acontece, pois os verdadeiros iniciantes sequer sabem onde fazer o nó para prender uma peça à outra.

Leia também:  Curso De Corte e Costura Em Campo Grande MS: 6 Lugares

Para superar essa dúvida, uma boa regra a seguir é: sempre passe cerca de 10cm da linha pelo olho da agulha e faça um nó na outra ponta.

No caso da ‘linha dupla”, passe a linha pela agulha até a metade e faça um nó unindo as duas pontas.

Manuseando a agulha

A dinâmica do movimento da agulha durante o processo de costura manual exige uma dose de prática e a devida preparação do tecido. Para começar, tenha sempre um local adequado para a costurar e tome cuidado com os dedos.

Costurar é uma técnica que, assim como as outras, exige horas de treinamento para poder ser dominada.

Assim sendo, em um primeiro momento, tente manusear a agulha, passando-a pelo tecido de forma aleatória. Com isso, você irá se adaptar à “mecânica” e poderá avançar para os pontos.

Conhecendo os pontos

Dentro da arte da costura à mão, encontramos um grande número de pontos distintos. E, claro, esses pontos têm formas de execução e finalidades específicas. Conheça os principais:

  • Ponto Alinhavo: usado para fazer marcações;
  • Ponto Corrido: semelhante ao Alinhavo, mas com pontos mais estreitos;
  • Ponto Atrás: usado com a “linha dupla”, para costuras mais resistentes;
  • Ponto Chuleado: indicado para evitar que a barra de um tecido desfie;
  • Ponto Invisível: requer muito cuidado, pois sua função é não aparecer (ou quase isso) no produto final.

Praticando com frequência

Para fechar esta série de dicas, temos aqui a sugestão mais óbvia, mas também a mais importante, ou seja, a necessidade de praticar com frequência. Pois é! Para aprender a costurar à mão, você não terá outra opção.

Logicamente, à medida que você for se aprimorando, a prática logo se transformará em algo divertido, já que a costura tem um efeito muito positivo sobre o ser humano, ajudando-o a relaxar de forma incrível.

Como costurar na mão? Com agulha, linha e disposição!

Agora que você já sabe como costurar na mão, tudo o que deve fazer é se organizar para seguir as minhas dicas e ir praticando até que todo o processo se torne algo bem natural.

Tente se aprofundar no aprendizado dos pontos e, muito em breve, já estará costurando de um modo bastante eficiente.

Até mais…

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments