Como Fazer Ponto Cruz: 10 Dicas Simples e Práticas

Se você está sempre em busca de novas técnicas de bordado, é bom saber que aprender como fazer ponto cruz pode ser muito interessante.

Afinal, essa técnica, que é uma das mais antigas dentro da arte do bordado, parece nunca sair de moda.

Isso mesmo! E o que chama atenção, em relação ao ponto cruz, é que a técnica pode ser aplicada em diversas peças e permite a criação de diversos desenhos.

Desse modo, todas as suas criações podem ganhar enorme personalidade e, claro, se tornar mais atrativas para possíveis vendas.

Sabendo disso, eu resolvi criar um pequeno guia para lhe mostrar como fazer ponto cruz.

Conforme irá notar, eu organizei um checklist com 10 dicas simples e práticas, para você não ter qualquer dificuldade ao dar os primeiros passos. Então, vamos conferir?

  • Aprenda ponto russo, ponto cruz e ponto livre e faça lindas peças de bordados. Clique aqui.

Tenha os materiais à mão…

Antes de começar a aprender como fazer ponto cruz, você deverá organizar o seu processo produtivo. Nesse caso, o primeiro aspecto a ser considerado é a “montagem da sua caixa de ferramentas”. Para tanto, anote aí os materiais que você vai precisar:

  • Linhas para ponto cruz (também conhecidas como meadas);

  • Tecidos com tramas uniformes;

  • Agulhas de ponta grossa (para não machucar os dedos);

  • Bastidor (peça que dá suporte ao bordado);

  • Tesouras (uma grande e uma pequena).

Busque por inspiração e gráficos…

Ainda na fase de preparação, você deverá buscar por alguma informação visual que possa lhe dar uma ideia do desenho que você irá criar. Nesse sentido, não faltam imagens inspiradoras na internet.

Ademais, qualquer pesquisa simples em algum motor de busca já irá lhe apresentar uma série de gráficos que irão orientar os seus trabalhos de uma forma muto interessante.

Aliás, se você souber desenhar, nada impede que você crie seus próprios desenhos.

Não há como aprender a fazer ponto cruz sem estudar…

Nessa dica, não temos mistério. Se você nunca tentou criar algo baseado na técnica do ponto cruz, vai precisar aprender os fundamentos básicos e praticar bastante, até alcançar um estágio de autonomia criativa.

Para tanto, o ideal é estar sempre em constante aprendizado. Felizmente, a internet está recheada de belos tutoriais, que irão lhe mostrar como fazer ponto cruz de diversas formas.

Aproveite a “grande biblioteca” que há na internet e estude bastante.

Comece pelo básico…

Essa dica “caminha lado a lado” com a dica anterior. Isto é, não adianta querer aprender a fazer as construções mais complicadas se você sequer dominou o básico.

Lembre-se de que toda técnica exige um “tempo de maturação”. Pular etapas vai fazer com que a sua habilidade fique muito frágil.

Sendo assim, comece pelo básico. Faça as construções mais simples primeiro. Domine o manuseio da agulha e os princípios da técnica.

À medida que você for dominando a base, será possível elevar o nível de complexidade das criações. Tenha paciência e aprenda com calma.

Dê atenção à leitura dos gráficos….

Gráficos de ponto cruz são guias perfeitos para qualquer tipo de criação. As imagens são formadas por uma série de quadrados que indicam, dentre outras coisas, as cores utilizadas no desenho, a quantidade de pontos, o tamanho do bordado, etc.

Aprender a ler esses gráficos é uma forma de agilizar o seu processo de aprendizado, já que você terá uma referência visual adequada ao tipo de trabalho que você pretende realizar.

A leitura não é nada complicada. Logo, vale a pena dar muita atenção aos gráficos.

Prepare o material…

Alguns minutos antes de começar a fazer os seus primeiros bordados, você terá que realizar algumas tarefas importantes, como retirar o fio da meada, cortar os tecidos, entre outras.

Essas tarefas não exigem grandes conhecimentos, mas são importantes para garantir que o seu trabalho já comece de forma eficiente. Organize a sua área de trabalho e não terá mais obstáculos em seu aprendizado.

Entenda a técnica…

O ponto cruz tem um funcionamento relativamente simples. Para fazê-lo, você deverá movimentar a agulha (com a linha) sempre de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Depois, você deverá trazer a linha para a frente, dando a volta com a linha por cima, a fim de formar um xis. Pois é! Não é nada complicado. A base da técnica é realmente a formação de “grupos de xis”. Legal, não acha?

Atenção ao arremate…

Arrematar um bordado é prepará-lo para a finalização. Nessa etapa, é necessário ter muito cuidado e atenção. Geralmente, os arremates são feitos na parte de trás do bordado, para não prejudicar o desenho.

Se possível, dedique um bom tempo ao treinamento das técnicas de arremate. Essas técnicas serão as responsáveis por aumentar a precisão do seu bordado e, consequentemente, a beleza da peça. Não negligencie esse aspecto, ok?

Cuide da segurança…

Aprender como fazer ponto cruz de um modo eficiente também exige alguns cuidados com a parte da segurança. E a principal dica nesse sentido é manter tudo longe dos olhos.

Para achar a distância perfeita, o ideal é manter o seu trabalho ao comprimento do braço e ir trazendo tudo para perto, até que você possa ver claramente aquilo que está fazendo.

Obviamente, sempre mantendo uma distância segura.

Por fim, pratique sempre…

Em qualquer técnica, a prática constante é essencial para garantir os melhores resultados. E para aprender como fazer ponto cruz, essa história também se repete.

Assim sendo, faça o possível para compreender os fundamentos básicos e praticá-los constantemente. A repetição irá levar a sua técnica à evolução.

Daí, quando você dominar plenamente as ações, poderá dar asas à sua criatividade, sem dificuldades.

Como fazer ponto cruz: evolua com calma!

Bem, chegamos ao fim de mais um post e espero sinceramente que as dicas que eu separei aqui tenham sido úteis para você.

Como pôde notar, tratei de lhe dar uma base conceitual para que o seu aprendizado possa ser aproveitado de uma forma eficiente.

Seguindo essas dicas, você irá aprender como fazer ponto cruz sem dificuldades e seguindo um raciocínio que irá garantir o domínio da técnica de um modo bem sólido.

Vá com calma, pratique e, sem demoras, você estará criando lindas peças, pode apostar!

  • Aprenda ponto russo, ponto cruz e ponto livre. Faça lindas peças de bordados. Clique aqui.

Até a próxima…

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments