Como Vender Cosméticos: 10 Dicas Importantes

Você precisa de uma boa estratégia de como vender cosméticos? Bem, prepare-se porque vou lhe dar 10 dicas que lhe ajudarão a ganhar mais dinheiro com a revenda de seus produtos, conquistando muitos clientes.

Lembre-se de adaptar as ideias de acordo com sua realidade, veja? E o mais importante: elas só funcionarão se você agir, portanto não perca mais tempo.

Confira:

1 – Conheça em profundidade os benefícios de seus produtos.

A melhor maneira de como vender cosméticos é conhecer os produtos com os quais você trabalha e tornar-se um especialista na área. Isto transmite credibilidade aos clientes. Em vez de vê-lo como um vendedor que só se preocupa com os números, as pessoas o verão como alguém que entende a área e pode dar uma boa recomendação.

Portanto, este é o primeiro passo. Qualquer que seja a estratégia que você criar e implementar, ela funcionará muito melhor quando você entender exatamente o que você faz.

Isto o ajudará a indicar os melhores produtos de acordo com a necessidade de cada um, assim como dar dicas de aplicação e alguns cuidados. Este tipo de serviço faz com que o público compre e volte.

2. Faça uma promoção combinada

As promoções de jogos realmente entram em nossas mentes, você sabe? Mesmo que não queiramos comprar algo no momento, quando percebermos que podemos ganhar outro produto “gratuito”, acabaremos comprando-o.

É claro, para isso você tem que fazer alguns cálculos, não é mesmo? A estratégia deve ser vantajosa para o cliente, mas também para sua empresa.

Coloque um produto muito apreciado com outro que não saia muito ou seja complementar e encontre um valor justo que lhe dê uma margem de lucro e faça os olhos das pessoas brilharem.

3. Tenha produtos em seu estoque

Você sabia que uma maneira de se destacar na venda de cosméticos é ter um estoque adequado? Muitas pessoas revendem este tipo de produtos e dão prazos de entrega, o que acaba dando margem para que a pessoa desista. Se, por outro lado, você já tem o item em mãos, a chance de vendê-lo é muito maior.   

Portanto, fique de olho nos produtos mais populares e calcule o número médio de vendas realizadas em um determinado período. Isto o ajudará a ter sempre uma quantidade que o ajudará a atender a demanda, sem perder oportunidades.

Você sabe ao menos o que mais se vende em lojas de cosméticos? É interessante ter esta noção. Aqui estão algumas opções:

  • Shampoos e condicionadores;
  • Dermo-cosméticos;
  • Sabonetes íntimos
  • Maquiagem removendo loções;
  • Espumas faciais;
  • Esfoliantes;
  • Hidratantes para o corpo;
  • Tinturas capilares;
  • Produtos para a acne;
  • Protetores solares;
  • esmaltes para unhas;
  • Gel termorredutor;
  • tônico para limpeza facial;
  • Creme anti-celulite.

4. Oferecer amostras grátis

Ter várias amostras pode ajudá-lo a cativar o coração de seu cliente, você sabe? Algumas pessoas resistem a coisas que não sabem, mas uma vez que as experimentem e vejam os resultados, elas vão querer comprá-las.

Portanto, tenha algumas amostras para dar às pessoas com as quais você entra em contato. Fale sobre o produto, mostre quais são seus benefícios, demonstre como utilizá-lo e até mesmo ofereça um desconto para a compra.

5. Trabalhe com o que seu público gosta

Aprender como vender cosméticos fluirá muito mais suavemente se você oferecer exatamente o que seu público gosta e precisa. Não adianta vender o que o cliente não quer, entendeu? Então, faça algumas pesquisas sobre as marcas e produtos mais procurados por essas pessoas e encontre as melhores maneiras de fazer a compra.

Leia também:  Texto para propaganda de cosméticos: 30 exemplos prontos

Isto também mostra como é importante definir o cliente que se deseja alcançar e analisar sua interação com o mundo. A maneira como eles se comunicam, as coisas que gostam, do que têm medo, do que precisam…. Todas estas informações o ajudarão a criar um negócio que realmente faça a diferença e obtenha resultados.

6. Variar seus métodos de pagamento

Variar e facilitar os métodos de pagamento também é uma boa estratégia de marketing e vendas de cosméticos. Trabalhar somente com dinheiro em espécie pode ser uma barreira para aumentar sua receita e alcançar mais pessoas.

Hoje em dia é muito fácil conseguir uma máquina de cartões. Portanto, organize-se para poder aceitar cartões de crédito e débito, dinheiro, pixels e até mesmo opções como PicPay e PayPal.

Lembre-se de calcular com antecedência se houver juros e taxas em algumas situações e preparar sua tabela de preços já incluindo este custo.

7. Agradeça a seus clientes

Há muitas maneiras de se fazer isso. Trata-se de procurar coisas que melhorem a experiência de compra para estas pessoas e fortaleçam seu relacionamento. Os brasileiros são muito sentimentais e é fácil para eles criar laços, e quando isto acontece eles acabam se tornando leais à empresa e isto é o que queremos alcançar.

Um bom serviço é o primeiro passo. Você também pode enviar mensagens em datas especiais como o Dia das Mães, pode oferecer cupons de desconto e até mesmo preparar alguns presentes e presentes especiais.

8. Divulgar muito na Internet

Saber como vender cosméticos na Internet não é difícil e ajudará muito o seu negócio, por isso você não pode pular esta etapa. Você pode criar um perfil no Instagram e publicar conteúdo de qualidade diariamente, pode fazer anúncios no OLX e Mercado Livre, pode registrar sua loja no Google…. Muita coisa!

Uma dica interessante é estar sempre atento às notícias de divulgação que existem atualmente. Estudar estas coisas será um grande diferencial para o seu projeto.

9. Use o WhatsApp a seu favor

O WhatsApp já é um aplicativo funcional para milhões de pessoas e você deve tirar proveito dele. Crie uma conta na empresa e comece a se comunicar regularmente com seus contatos, oferecendo descontos, presentes e dando informações e dicas.

Se você puder fazê-lo de forma natural, sem enviar mensagens intensas que podem ser irritantes, acho que você pode ter ótimos resultados.

10. Faça ações com tratamentos de beleza para seus clientes.

Que tal colocar em prática algumas ações para ensinar as pessoas a cuidar melhor de sua pele, cabelo e corpo? Que tal oferecer uma esfoliação gratuita ou qualquer outro tipo de serviço que seja interessante e dentro do seu segmento?

Esta pode ser uma boa oportunidade para demonstrar alguns produtos, mostrar a importância de seu uso e vender mais.

Você pode fazê-lo em sua loja, em supermercados, aeroportos, estações de ônibus, escolas e até mesmo em parques e praças.

Vender muito!

Com tantas ideias de como vender cosméticos, tenho certeza de que as coisas vão começar a correr bem lá fora.

Espero que minhas dicas o ajudem de alguma forma e façam de seu negócio um grande sucesso.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments