Porque Usar Sabonete Artesanal: 5 Motivos Simples

Atualmente muitas pessoas tem se questionado com os produtos industrializados que consumimos. Um deles são os sabonetes. E se você se questionou o porquê usar sabonete artesanal, então está no lugar certo.

Antes de explicar com mais detalhes as qualidades boas do sabonete artesanal, preciso explicar primeiro como é feito o sabonete industrializado e o natural.

Os principais ingredientes que são usados para a criação de um sabão ou sabonete é soda e gordura. Então você pode se perguntar: mas soda? É possível isso?

E respondo claramente que sim, é possível e não tem problema algum em inserir soda na preparação do sabonete ou sabão.

O motivo é bem simples, quando é misturada de forma correta a soda e gordura, gera uma reação química que muitos chamam de saponificação.

Significa que após essa reação dá a origem ao sabão e a glicerina.

Mas a partir desse momento que há uma diferença entre o sabonete natural e o industrializado.

Na fabricação do sabonete natural deixamos a glicerina, mas o industrializado não, pois eles retiram essa substancia porque tem um alto valor no mercado e é destino a outros fins.

Mas agora vou explicar os benefícios do sabonete natural, são eles:

1 – Propriedades Terapêuticas

Um dos grandes benefícios de usar sabonetes artesanais é que são excelentes para a sua pele e cabelos.

Você pode usar sem problemas algum, pois além de não retirar a hidratação natural da pele ele ajuda a evitar problemas como dermatológicos.

Mas resumidamente é uma grande aliada para o tratamento de sua pele.

2 – Ricos em Glicerina

Assim como disse no inicio, os sabonetes artesanais tem glicerina. E isso é muito bom, porque aumenta a proteção da pele e nutri.

Mas não se confunda. Essa glicerina é bem diferente com a qual estamos acostumadas em ver nas prateleiras em supermercado.

Quando o sabonete tem glicerina à diferença é bem notória, pois em vários casos, sabonetes industrializados podem fazer com que sinta uma sensação de “pele rachada” após o banho.

E se você já deve ter percebido esses sabonetes após algum tempo em sua saboneteira ele tende a rachar.

O motivo para isso é bem simples, é porque não tem glicerina, pois ela já foi retirada na própria fabricação.

Esse é um dos motivos sobre o porquê usar sabonete artesanal, porque deixamos a glicerina na hora da fabricação.

Uma das principais barreiras enfrentadas por quem deseja investir na produção de sabonetes artesanais é o receio de que todo o esforço investido resulte em frustração, especialmente ao considerar a possibilidade de errar na escolha dos ingredientes ou na temperatura da mistura, levando ao desperdício de materiais. Essa situação pode ser bastante desanimadora!

Leia também:  Como fazer sabonete artesanal para pele com acne?

É exatamente por essa razão que muitas pessoas acabam desistindo. Para contornar esses desafios comuns e garantir sucesso na confecção de sabonetes artesanais, é altamente recomendável seguir um guia passo a passo, especialmente elaborado por uma especialista na área de saboaria, como é o caso da Gislene Alves, com mais de 5 anos dedicados a essa prática.

Já são mais de 15 mil alunas que aprenderam com a expertise dela e estão transformando esse conhecimento em uma fonte adicional de renda. É por isso que eu sugiro fortemente o curso de saboaria artesanal, uma oportunidade para alavancar o seu conhecimento com a saboaria. Se desejar saber mais só clicar aqui.

3 – Óleos Essenciais

Um dos detalhes importantes sobre o porquê usar sabonete artesanal é que são naturais. Os óleos essenciais são substancias da própria natureza, pois são retiradas de células vegetais em forma líquida.

E isso pode conter quimicamente uma alta concentração de ativos das plantas. E neste caso é um ponto muito positivo para a nutrição de cabelos e pele.

Ajudando até mesmo em tratamentos como: queda de cabelo, acnes e outros.

4 – Não poluem o meio ambiente

E um dos pontos importantes é que os sabonetes artesanais não poluem o meio ambiente, pois em sua composição tem ingredientes da própria natureza.

Como por exemplo, os óleos essenciais. A sua espuma não causa problema algum, ela é biodegradável e não causa danos a vida marinha. Além disso, é recomendável usar os sabonetes artesanais em idosos, crianças e até mesmo em animais (consulte primeiro os óleos essenciais indicados para eles).

5 – Podem ser usados em idosos em crianças

E um ponto importante é que por ser um sabonete natural e com substancia de glicerina, ele é um ótimo para ser usado tanto para crianças e idosos sem contraindicações.

E não apenas isso, mas também pode ser usados em animais de estimação.

Conclusão

Então se perceber bem, existem vários motivos que responde sobre o porquê usar sabonete artesanal.

Além de hidratar a pele e proteger, ela pode ser usada sem contraindicações. E diferente do sabonete industrializado, ela tem glicerina que é uma grande aliada para a nossa pele e até mesmo aos cabelos.

Neste caso, pode ser inserido na sua lista entre os cosméticos naturais para ser usados por você.

Caso você queira saber como fabricar sabonetes artesanais e ter diversas receitas, existe uma solução simples.

Recomendamos uma apostila completa com vídeos aulas e + de 97 receitas. Se você quer saber mais é só >>acessar aqui.<<

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments