Existem vários benefícios para quem usa sabonetes artesanais, principalmente sabonetes de ervas medicinais.
Além de ser uma ótima opção para coloca-los no uso no dia-a-dia, existem algumas diferenças entre os sabonetes industrializados que compramos no mercado.
Basicamente é que o sabonete artesanal contém alguns componentes como glicerina que ajuda na hidratação e proteção da pele, diferente dos industrializados, neste caso eles tiram a glicerina para fabricarem outros produtos.
Deixei bem claro os motivos sobre usar sabonetes no artigo: por que usar sabonetes artesanais.
E o mais importante sobre essa fabricação de sabonetes naturais é que você pode utilizar os próprios componentes da natureza, como óleos e ervas.
E como esse conteúdo é específico em falar sobre sabonetes de erva medicinais, preparei para você 3 receitas de sabonetes artesanais para explorar o mundo dos sabonetes medicinais.
Sabonete Hidratante para o Corpo
Ingredientes:
- Argila Cinza;
- 100g de base glicerinada
- Óleo de amêndoas
- Cravo em pó
- Anis estrelado
Modo de Preparo:
Você pode derreter a base de glicerina em uma panela de esmalte em fogo baixo.
Quando estiver totalmente líquido, adicione algumas gotas de óleo de amêndoa e duas colheres de sopa (café) de cravo e misture bem.
Na própria forma, coloque um pouco da mistura. Em seguida, acrescente em cada forminha um pouco de anis e da argila cinza.
Depois, cubra tudo com a mistura de glicerina. Deixe nas forminhas até que o sabonete seque por completo e desenforme.
Rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.
Uma das principais barreiras enfrentadas por quem deseja investir na produção de sabonetes artesanais é o receio de que todo o esforço investido resulte em frustração, especialmente ao considerar a possibilidade de errar na escolha dos ingredientes ou na temperatura da mistura, levando ao desperdício de materiais. Essa situação pode ser bastante desanimadora!
É exatamente por essa razão que muitas pessoas acabam desistindo. Para contornar esses desafios comuns e garantir sucesso na confecção de sabonetes artesanais, é altamente recomendável seguir um guia passo a passo, especialmente elaborado por uma especialista na área de saboaria, como é o caso da Gislene Alves, com mais de 5 anos dedicados a essa prática.
Já são mais de 15 mil alunas que aprenderam com a expertise dela e estão transformando esse conhecimento em uma fonte adicional de renda. É por isso que eu sugiro fortemente o curso de saboaria artesanal, uma oportunidade para alavancar o seu conhecimento com a saboaria. Se desejar saber mais só clicar aqui.
Sabonete Relaxante
Ingredientes:
- Restos de sabonetes 100% naturais ou base glicerinada
- Ervas secas
- Flores secas
- Panela esmaltada para banho-maria
- Moldes para sabonete
- Colher de pau
Modo de Preparo
Moa as ervas e flores secas. Corte agora um sabonete de glicerina em cubos ou lascas para que derreta mais facilmente, outra possibilidade é ralá-lo. Derreta o sabonete de glicerina em banho-maria.
Mexa suavemente. Acrescente as ervas e flores e mexa mais uma vez. Despeje a mistura em um molde para sabonete, deixe o sabonete endurecer em temperatura ambiente por cerca de 4 horas.
Agora remova cuidadosamente o sabonete do molde e deixe-o sobre uma toalha para terminar o processo de secagem. Isso deve levar cerca de dois dias. A estimativa é que renda 6 unidades pequenas e pode ser conservado por 6 meses.
Importante: Nunca se esqueça de que a glicerina oxida ao entrar em contato direto com qualquer recipiente de metal.
Por isso, ao mexer ou derreter a glicerina, use sempre produtos não metalizados. Use sempre panelas esmaltadas do tipo ágata ou panelas de vidro.
Sabonete para o Rosto
Ingredientes:
- 100 g de base glicerinada
- 1 colher de sopa de calêndula desidratada
- 3 ml de extrato glicólico de calêndula
- 2 gotas de óleo essencial de melaleuca
Modo de Preparo
Agora derreta a base glicerinada em banho-maria e uma panela esmaltada, mexa com uma colher de pau para ver se está líquida por completo.
Em seguida, misture o extrato de calêndula, o óleo essencial de melaleuca e por último a calêndula desidratada, mexa bem.
Coloque em fôrmas de silicone e deixe secar em ambiente arejado por 24 horas.
Com esta receita rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.
Se quiser se especializar ainda mais em criar sabonetes artesanais, então clique aqui para saber mais.
Eu sou Luana Martins, uma apaixonada pelo universo da decoração e do design de interiores. Como fundadora e responsável pelo site “Dica para Casa”, me consolidei como referência no segmento, oferecendo um espaço online repleto de inspiração e orientações para transformar casas em lares acolhedores e funcionais.