Sabonetes de Ervas Medicinais: 3 Receitas Simples

Existem vários benefícios para quem usa sabonetes artesanais, principalmente sabonetes de ervas medicinais.

Além de ser uma ótima opção para coloca-los no uso no dia-a-dia, existem algumas diferenças entre os sabonetes industrializados que compramos no mercado.

Basicamente é que o sabonete artesanal contém alguns componentes como glicerina que ajuda na hidratação e proteção da pele, diferente dos industrializados, neste caso eles tiram a glicerina para fabricarem outros produtos.

Deixei bem claro os motivos sobre usar sabonetes no artigo: por que usar sabonetes artesanais.

E o mais importante sobre essa fabricação de sabonetes naturais é que você pode utilizar os próprios componentes da natureza, como óleos e ervas.

E como esse conteúdo é especifico em falar sobre sabonetes de erva medicinais, preparei para você 3 receitas simples:

Sabonete Hidratante para o Corpo

Ingredientes:

  • Argila Cinza;
  • 100g de base glicerinada
  • Óleo de amêndoas
  • Cravo em pó
  • Anis estrelado

Modo de Preparo:

Você pode derreter a base de glicerina em uma panela de esmalte em fogo baixo.

Quando estiver totalmente líquido, adicione algumas gotas de óleo de amêndoa e duas colheres de sopa (café) de cravo e misture bem.

Na própria forma, coloque um pouco da mistura. Em seguida, acrescente em cada forminha um pouco de anis e da argila cinza.

Depois, cubra tudo com a mistura de glicerina. Deixe nas forminhas até que o sabonete seque por completo e desenforme.

Rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.

Uma das principais barreiras enfrentadas por quem deseja investir na produção de sabonetes artesanais é o receio de que todo o esforço investido resulte em frustração, especialmente ao considerar a possibilidade de errar na escolha dos ingredientes ou na temperatura da mistura, levando ao desperdício de materiais. Essa situação pode ser bastante desanimadora!

É exatamente por essa razão que muitas pessoas acabam desistindo. Para contornar esses desafios comuns e garantir sucesso na confecção de sabonetes artesanais, é altamente recomendável seguir um guia passo a passo, especialmente elaborado por uma especialista na área de saboaria, como é o caso da Gislene Alves, com mais de 5 anos dedicados a essa prática.

Já são mais de 15 mil alunas que aprenderam com a expertise dela e estão transformando esse conhecimento em uma fonte adicional de renda. É por isso que eu sugiro fortemente o curso de saboaria artesanal, uma oportunidade para alavancar o seu conhecimento com a saboaria. Se desejar saber mais só clicar aqui.

Sabonete Relaxante

Ingredientes:

  • Restos de sabonetes 100% naturais ou base glicerinada
  • Ervas secas
  • Flores secas
  • Panela esmaltada para banho-maria
  • Moldes para sabonete
  • Colher de pau
Leia também:  Como fazer sabonete artesanal para rosto: 5 Dicas

Modo de Preparo

Moa as ervas e flores secas. Corte agora um sabonete de glicerina em cubos ou lascas para que derreta mais facilmente, outra possibilidade é ralá-lo. Derreta o sabonete de glicerina em banho-maria.

Mexa suavemente. Acrescente as ervas e flores e mexa mais uma vez. Despeje a mistura em um molde para sabonete, deixe o sabonete endurecer em temperatura ambiente por cerca de 4 horas.

Agora remova cuidadosamente o sabonete do molde e deixe-o sobre uma toalha para terminar o processo de secagem. Isso deve levar cerca de dois dias. A estimativa é que renda 6 unidades pequenas e pode ser conservado por 6 meses.

Importante: Nunca se esqueça de que a glicerina oxida ao entrar em contato direto com qualquer recipiente de metal.

Por isso, ao mexer ou derreter a glicerina, use sempre produtos não metalizados. Use sempre panelas esmaltadas do tipo ágata ou panelas de vidro.

Sabonete para o Rosto

Ingredientes:

  • 100 g de base glicerinada
  • 1 colher de sopa de calêndula desidratada
  • 3 ml de extrato glicólico de calêndula
  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca

Modo de Preparo

Agora derreta a base glicerinada em banho-maria e uma panela esmaltada, mexa com uma colher de pau para ver se está líquida por completo.

Em seguida, misture o extrato de calêndula, o óleo essencial de melaleuca e por último a calêndula desidratada, mexa bem.

Coloque em fôrmas de silicone e deixe secar em ambiente arejado por 24 horas.

Com esta receita rende 2 unidades de tamanho médio e pode ser conservado por 6 meses.

Se quiser se especializar ainda mais em criar sabonetes artesanais, então clique aqui para saber mais.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments