Atualmente várias pessoas têm adquirido em casa plantinhas para cuidar e com isso, dúvidas de como cuidar de suculentas acabam consequentemente aumentando.
E alguns cuidados especiais é preciso ter quando se trata em cultivar suculentas.
É uma forma incrível de trazer a natureza para dentro de casa, mas algumas pessoas acabam não sabendo alguns detalhes básicos de como cuidar de suculentas e sem querer matam elas.
E para que suas suculentas cresçam saudáveis e lindas, preparei esse conteúdo com 7 dicas práticas de como cuidar de suculentas.
Após você terminar de ler, já vai poder sim colocar imediatamente em prática. Então vamos lá!
Tente evitar plásticos
Muita das vezes os vasos de plásticos é uma boa opção por serem mais baratos, porém quando observamos na prática as qualidades não são tão boas assim.
Os vasos de plásticos acabam dificultando que as raízes da suculenta possam crescer adequadamente.
Além disso, aumenta a chances da terra ficar mais úmida, pois fica mais limitada a saída da água, aumentando as chances da plantinha apodrecer.
Diferente dos vasos de argila, neste caso, eles ajudam na circulação de ar e principalmente a drenagem da própria água.
Mas em caso de dúvida pode escolher vasos de barro sem problemas nenhum.
Uma terra seca é melhor
Como se trata de cactos e suculentas, na maioria das vezes a origem deles vem de regiões desertas e com pouca água.
Por isso que cuidar do solo é importante. Neste caso você pode misturar a terra com substrato para mudas com areia comum.
E não tem problema para o tipo de areia, pode ser: areia, grossa, fina e até mesmo de construção, porém vale lembrar-se que deve evitar usar areia de praia, porque contém sal e um pH um pouco mais alcalino.
Escolha vasos que tenha furos em baixo
Caso seja totalmente iniciante em suculentas, consiga vasos que tenha furos embaixo para não ficar ainda mais úmido.
Com isso, evita da plantinha apodrecer com excesso de água acumulada na terra.
Utilize a casca de ovo como adubo
Outra dica também de como cuidar de suculentas é utilizar casca de ovo como adubo.
Na maioria das vezes plantas de sol precisam de mais cálcio do que as outras plantas comuns de sombra. E para isso, a casca do ovo contém bastante desse nutriente.
Isso ajuda as folhas e caules ficar ainda mais resistentes.
Cuidado com a regagem
Quando perceber que a superfície da terra está seca, muita das vezes por dentro dela não esteja da mesma forma.
É comum estar bem mais úmido do lado de dentro, por isso que o mais aconselhável é só regar quando a parte superficial da terra esteja seca.
Deixe a sua suculenta no sol
Assim como disse anteriormente, cactos e suculentas estão mais acostumadas com sol, por isso que se deixarem elas dentro de casa ou até mesmo em lugares úmidos não seja uma boa ideia.
Neste caso, faça o possível que a sua suculenta tome sol por alguns dias ou semanas.
Evite os borrifadores
Algumas pessoas tem o costume de usar sprays borrifadores para regar a suculenta. Mas o problema é que o líquido pode ficar bem mais tempo na superfície e não escorrendo para as raízes.
E se as folhas acumularem água isso pode fazer com que elas fiquem moles e achatadas.
E agora Como Cuidar de Suculentas?
Como você pode perceber cuidar de suculentas não é tão difícil, mas precisa sim de cuidados especiais. Aprender como plantar suculentas corretamente é o primeiro passo para garantir que elas cresçam saudáveis.
Tenho certeza que colocando em prática essas 7 dicas de como cuidar de suculentas que te passei, isso faça as suas verdinhas ficarem mais saudáveis e lindas.
E se caso você queira aprender ainda mais a como cuidar de suculenta, tem um curso completo para te ajudar nesse processo. Só >>> clicar aqui <<< para saber mais.
Se quiser, assista também ao vídeo logo acima.
Eu sou Luana Martins, uma apaixonada pelo universo da decoração e do design de interiores. Como fundadora e responsável pelo site “Dica para Casa”, me consolidei como referência no segmento, oferecendo um espaço online repleto de inspiração e orientações para transformar casas em lares acolhedores e funcionais.