Artesanato Com Garrafa PET: 10 Dicas Criativas

Fazer artesanato com garrafa PET já se tornou algo muito comum entre os artesãos do Brasil.

O produto tem uma infinidade de aplicações, além de um atrativo especial para as pessoas que seguem as melhores intenções do conceito de sustentabilidade.

Por isso, neste post eu vou falar um pouco sobre as peculiaridades do material e ainda vou lhe dar 10 dicas de artesanato com garrafa PET que poderão começar a ser exploradas por você assim que a leitura acabar.

Então, continue acompanhando com atenção… vamos começar?

Artesanato com Garrafa PET: detalhes importantes…

Caso você não saiba, as garrafas PET são produzidas através do manuseio da resina PET, que foi desenvolvida em 1941, pelos químicos Whinfeld e Dickson.

O PET (Piletileno Tereftalato) é formado através de uma reação entre o etileno glicol e o ácido tereftálico e deve passar por um longo processo até poder ganhar a forma das famosas garrafas PET.

As garrafas PET são geradas após sete etapas importantes, embora apenas três realmente sejam as responsáveis por dar forma a elas.

De modo geral, essas três últimas etapas dão um molde inicial, inflam o vasilhame com ar comprimido e o ejetam… já pronto.

O material acaba se mostrando bastante versátil, o que é muito interessante para os artesãos. Além do mais, o produto pode ser pintado com muitos tipos de tinta diferentes.

Embora seja comum pintar as garrafas com tinta acrílica ou PVA, é possível apostar em sprays, guache, verniz, etc. Tudo dependerá do visual que você deseja dar ao produto final.

Enfim, o produto é excelente para ser trabalhado. Para provar isso, separei belas dicas de artesanato com garrafa PET. Confira…

Abajures

Para abrir esta lista com dicas de artesanato com garrafa PET, os abajures surgem como opções muito bonitas.

Dependendo das cores das garrafas utilizadas, o artigo pode ganhar um ar bem luxuoso. Combine partes de plástico com criatividade e terá resultados lindos.

Porta-trecos

Os porta-trecos podem ser as opções mais básicas para quem está apenas começando a trabalhar com garrafas PET. Para produzi-los, basta fazer alguns recortes na garrafa e decorá-la de uma forma criativa. Não tem erro!

Vasos para flores

Vasos estilizados para flores e plantas também são muito comuns entre as opções de artesanato com garrafa PET. Para fazer produtos eficientes, tente combinar o padrão estético da flor com o da sua peça.

Leia também:  Como Fazer Artesanato com CDs: 7 Dicas Simples

Daí, o resultado final ficará bem harmônico.

Móveis

Móveis são opções muito criativas que podem ser vendidas por bons preços, embora exijam mais garrafas para serem feitos.

Apesar de ser possível criar sofás com garrafas PET, os puffs são ideias mais interessantes, já que basta aglomerar as garrafas e revesti-las com tecidos atrativos.

Caixas e potes

Caixas e potinhos decorados também são ótimas opções de artesanato com garrafas PET.

Aqui, a versatilidade do material “dá as caras”, já que outros materiais (EVA, tecidos, etc.) podem ser adicionados às peças de uma forma bem interessante.

Enfeites criativos

Outro grande destaque das garrafas PET é a maneira como o produto pode ser moldado para gerar outras formas. Aproveitando-se dessa característica, muita gente cria enfeites bem interessantes.

Alguns chegam a criar peças dignas do segmento da arte abstrata.

Árvores de natal

Criar árvores de natal com garrafas PET é mais uma das grandes ideias dos artesãos. E o mais interessante é que, dependendo do tamanho da árvore, tudo pode ser feito com uma única garrafa.

Isso mesmo! Alguns recortes em pontos estratégicos e pronto!

Estojos

Estojos são mais uma prova da versatilidade das garrafas PET. Nessas peças os artesãos moldam o estojo da forma que desejam e adicionam a ele um zíper.

O resultado é muito interessante e a estética pode ser trabalhada de muitas formas.

Brinquedos

Muito comum em tarefas escolares, a produção de brinquedos com garrafas PET é mais uma alternativa bem atrativa.

Aliás, é fazendo brinquedos que muita gente começa a dominar a técnica e passa a manusear as garrafas PET cada vez melhor.

Cofrinhos

Para finalizar, temos as opções dos cofrinhos. Dê a esses produtos o formato que você puder imaginar, pinte-os de forma atrativa e, sem dúvidas, terá que separar um dos seus cofrinhos para guardar o dinheiro das muitas vendas que fará.

E há mais opções dentro do imenso mundo do Artesanato com Garrafa PET…

Mesmo sabendo que as 10 dicas de artesanato com garrafa PET apresentadas aqui irão ser muito úteis para você, é bom você saber que muitas ainda há muitas opções por aí.

Faça bom uso da internet para encontrar novas ideias e deixe a sua criatividade “correr solta”.

Assim, sua produção será a mais variada possível.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments