Como Fazer Caixa MDF: Dicas Para Iniciantes

Aprender como fazer caixa MDF é ingressar em um segmento do artesanato que vem crescendo muito.

Essas caixas MDF têm chamado a atenção de muitas pessoas por conta dos seus aspectos elegantes e das grandes possibilidades que elas entregam para um bom artesão.

Sabendo disso, eu resolvi criar um pequeno guia com dicas que ensinam como fazer caixa MDF. Como você irá notar, fiz o possível para simplificar tudo.

Desse modo, você poderá começar a criar as suas caixinhas o quanto antes. Vamos começar?

As muitas possibilidades

Quando começamos a aprender como fazer caixa MDF decorada, nos deparamos com uma infinidade de possibilidades.

Isto é, além de encontrarmos caixas nos mais diversos formatos, encontramos elementos vazados, estilos decorativos diferentes, muitos procedimentos variados, etc.

Em um primeiro momento, especialmente para um iniciante, esse grande número de possibilidades pode assustar um pouco.

Entretanto, não há motivos para pânico. Não podemos correr se ainda não aprendemos a andar, não é mesmo? Então, comecemos pelo básico…

A Caixinha MDF Básica

Escolha uma caixa de MDF do tamanho que preferir. Minha sugestão é que ela não seja tão grande, afinal, você está apenas começando. Depois disso, separe a seguinte lista de materiais:

  • Tinta acrílica (da cor que desejar);
  • Pincel;
  • Lixa nº 20.

Com tudo à mão, podemos começar. Para tanto, dê uma boa lixada na sua caixinha. Faça o possível para deixar tudo bem liso, até mesmo na parte interna.

Se a sua caixa for bem pequena, corte a lixa em tamanhos menores, isso ajudará. Depois desse procedimento, retire todo o pó com um pano úmido.

Com a caixinha bem preparada, chega a hora de pintá-la. Nesse caso, comece pela parte externa, fazendo movimentos em um único sentido.

O indicado é que você dê uma primeira demão e, após a secagem, faça a pintura novamente, sendo que, antes dessa segunda demão, você deverá lixar a caixinha novamente.

A decoração

O que faz muitos quererem descobrir como fazer caixinha MDF é exatamente o momento da decoração. É nesse ponto que a criatividade pode falar mais alto.

E claro, é esse momento em que todas as possibilidades são exploradas, transformando a caixinha básica em uma peça de enorme elegância.

Felizmente, os iniciantes podem se aproveitar de técnicas desenvolvidas por muitos artesão para criar as suas primeiras peças e dar maior personalidade a elas. Nesse sentido, podemos destacar algumas técnicas. Confira:

  • Craquelê: Essa técnica faz com que a caixinha adquira uma aparência de “quebrado”, ou seja, ela é decorada por uma série de “rachaduras” muito interessantes;
  • Mármore: Esse efeito é criado com o apoio de uma sacola plástica. O resultado final é muito bonito e simula uma superfície de mármore;
  • Respingado: Esse efeito é divertido e agressivo. Para realizá-lo, bastará pegar um pincel e respingar a tinta na caixa com alguma cor contrastante.

Portanto, como pôde notar, há como fazer caixa MDF de inúmeras formas. E mais, mesmo os iniciantes podem começar a criar belas peças com um pouco de treinamento.

Por fim, espero que essas dicas tenham servido para lhe dar o empurrão que você precisava para começar a mexer com essa bela arte das caixinhas MDF.

Até mais…

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments